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Foto do escritorVerônica Oliveira

10 erros de marketing no Instagram (e como evitá-los)


10 erros de marketing no Instagram

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer marketing no Instagram para atrair seguidores para perfis profissionais. Você é uma delas?


Primeiro, é preciso entender que essa plataforma tem algoritmos que estão em constante mudança.


Inclusive, eu já falei aqui no site sobre as últimas mudanças nos algoritmos do Instagram [leia aqui]


É preciso ficar ciente dessas atualizações porque elas impactam profundamente na entrega de conteúdo no aplicativo.


A segunda coisa que você precisa saber é que o mero post de venda direta não funciona mais sozinho.É preciso investir em estratégias de marketing de conteúdo.


Essas estratégias abarcam a criação de posts educativos, informativos e até de entretenimento para captar a atenção do seu lead (cliente em potencial) e, a partir disso, você apresentar seu produto ou serviço. 


Mas esses dois pontos citados acima são só o começo, porque fazer marketing no Instagram tem muito mais camadas do que a gente pode imaginar. 


Por isso, hoje, eu trouxe 10 erros que você faz no Instagram e que impactam negativamente em suas estratégias de marketing - a médio, curto e longo prazos. Confira!


 

Índice

 


10 erros de marketing no Instagram


1. Ignorar a bio e não otimizá-la

Erro: Não utilizar a bio de forma estratégica, deixando de informar claramente o que a sua empresa faz e como pode ajudar seus seguidores.

Como evitar: A bio é a sua vitrine digital. Crie uma bio otimizada, destacando seu diferencial, incluindo um link para seu site ou landing page e utilizando palavras-chave relevantes para seu negócio e localização.



2. Falta de consistência na postagem

Erro: Postar de forma irregular. Isso pode fazer com que seus seguidores percam o interesse e o algoritmo não te reconheça mais em seu nicho.

Como evitar: Crie um calendário editorial e mantenha uma frequência de postagens consistente. 


3. Criar conteúdo com foco apenas em trends

Erro: Criar conteúdo relacionado às trends não é de todo ruim. O problema é não atrelá-lo ao seu nicho e postar apenas para ‘entrar na onda’. Assim, você vai atrair um público não qualificado e que - provavelmente - não estará interessado em seu produto ou serviço.

Como evitar: Foque em conteúdo que seja útil e interessante para seu público-alvo. Eu indico aos meus clientes de consultoria de marketing 2 Reels relevantes + 1 com foco nas trends por semana.


4. Ignorar o poder dos Stories

Erro: Não utilizar a funcionalidade dos Stories para engajar o público de maneira mais autêntica e temporária.

Como evitar: Utilize os Stories para compartilhar bastidores, promoções rápidas, enquetes, perguntas e conteúdos interativos que incentivem o engajamento. O Stories é ótimo para aproximar porque humaniza o conteúdo. Foco nele - o máximo possível. 



5. Falta de Call to Action (CTA)

Erro: Publicar conteúdo sem orientar os seguidores sobre o que fazer em seguida.

Como evitar: Inclua CTAs claros em suas postagens, como "Adquira agora clicando aqui", "Comente abaixo", "Compartilhe com amigos" ou "Clique no link da bio".



6. Ignorar o potencial dos Reels

Erro: Não utilizar os Reels, que têm alto potencial de alcance e engajamento.

Como evitar: Crie Reels regulares, aproveitando tendências e desafios populares, mas mantendo-se fiel à sua marca e ao seu público.


Veja dicas para produzir um bom Reels:


7. Desconsiderar a legenda

Erro: Escrever legendas superficiais ou irrelevantes, deixando de aproveitar a oportunidade de se conectar com seu público e crescer a longo prazo com SEO.

Como evitar: Crie legendas envolventes, que contem histórias, façam perguntas ou ofereçam valor adicional, incentivando os seguidores a interagir com a postagem. Aproveite e otimize-as com SEO para crescer a longo prazo. 



8. Não utilizar hashtags corretamente

Erro: Usar hashtags irrelevantes ou populares demais que não segmentam adequadamente o público.

Como evitar: Pesquise e use hashtags que são relevantes para seu nicho. Misture hashtags populares relacionadas ao seu nicho com outras mais específicas e menos concorridas. Também use hashtags relacionadas à localização de seu negócio.


9. Não aproveitar collabs e parcerias

Erro: Deixar de colaborar com influenciadores ou outras marcas para expandir o alcance.

Como evitar: Procure parcerias estratégicas com influenciadores ou empresas complementares para criar conteúdo colaborativo e atrair novos seguidores.


10. Criar posts excessivamente promocionais

Erro: Postar apenas conteúdo promocional, o que pode afastar os seguidores que buscam valor e informação.

Como evitar: Equilibre seu conteúdo com postagens educativas, inspiradoras e de entretenimento, além das promocionais.



Gostou das dicas acima? 


Evite esses erros e comece a crescer no Instagram.


Lembre-se: Instagram é trabalho de formiguinha diário e árduo, mas pode te proporcionar uma visibilidade que você só teria pagando milhões em publicidade.


Então, foco na criação de conteúdo. Sucesso para você!


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