Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer marketing no Instagram para atrair seguidores para perfis profissionais. Você é uma delas?
Primeiro, é preciso entender que essa plataforma tem algoritmos que estão em constante mudança.
Inclusive, eu já falei aqui no site sobre as últimas mudanças nos algoritmos do Instagram [leia aqui].
É preciso ficar ciente dessas atualizações porque elas impactam profundamente na entrega de conteúdo no aplicativo.
A segunda coisa que você precisa saber é que o mero post de venda direta não funciona mais sozinho.É preciso investir em estratégias de marketing de conteúdo.
Essas estratégias abarcam a criação de posts educativos, informativos e até de entretenimento para captar a atenção do seu lead (cliente em potencial) e, a partir disso, você apresentar seu produto ou serviço.
Mas esses dois pontos citados acima são só o começo, porque fazer marketing no Instagram tem muito mais camadas do que a gente pode imaginar.
Por isso, hoje, eu trouxe 10 erros que você faz no Instagram e que impactam negativamente em suas estratégias de marketing - a médio, curto e longo prazos. Confira!
Índice
10 erros de marketing no Instagram
1. Ignorar a bio e não otimizá-la
Erro: Não utilizar a bio de forma estratégica, deixando de informar claramente o que a sua empresa faz e como pode ajudar seus seguidores.
Como evitar: A bio é a sua vitrine digital. Crie uma bio otimizada, destacando seu diferencial, incluindo um link para seu site ou landing page e utilizando palavras-chave relevantes para seu negócio e localização.
Leia depois: Como criar uma bio otimizada para atrair clientes
2. Falta de consistência na postagem
Erro: Postar de forma irregular. Isso pode fazer com que seus seguidores percam o interesse e o algoritmo não te reconheça mais em seu nicho.
Como evitar: Crie um calendário editorial e mantenha uma frequência de postagens consistente.
3. Criar conteúdo com foco apenas em trends
Erro: Criar conteúdo relacionado às trends não é de todo ruim. O problema é não atrelá-lo ao seu nicho e postar apenas para ‘entrar na onda’. Assim, você vai atrair um público não qualificado e que - provavelmente - não estará interessado em seu produto ou serviço.
Como evitar: Foque em conteúdo que seja útil e interessante para seu público-alvo. Eu indico aos meus clientes de consultoria de marketing 2 Reels relevantes + 1 com foco nas trends por semana.
4. Ignorar o poder dos Stories
Erro: Não utilizar a funcionalidade dos Stories para engajar o público de maneira mais autêntica e temporária.
Como evitar: Utilize os Stories para compartilhar bastidores, promoções rápidas, enquetes, perguntas e conteúdos interativos que incentivem o engajamento. O Stories é ótimo para aproximar porque humaniza o conteúdo. Foco nele - o máximo possível.
Veja depois: 50 ideias de stories criativos para seu Instagram
5. Falta de Call to Action (CTA)
Erro: Publicar conteúdo sem orientar os seguidores sobre o que fazer em seguida.
Como evitar: Inclua CTAs claros em suas postagens, como "Adquira agora clicando aqui", "Comente abaixo", "Compartilhe com amigos" ou "Clique no link da bio".
6. Ignorar o potencial dos Reels
Erro: Não utilizar os Reels, que têm alto potencial de alcance e engajamento.
Como evitar: Crie Reels regulares, aproveitando tendências e desafios populares, mas mantendo-se fiel à sua marca e ao seu público.
Veja dicas para produzir um bom Reels:
7. Desconsiderar a legenda
Erro: Escrever legendas superficiais ou irrelevantes, deixando de aproveitar a oportunidade de se conectar com seu público e crescer a longo prazo com SEO.
Como evitar: Crie legendas envolventes, que contem histórias, façam perguntas ou ofereçam valor adicional, incentivando os seguidores a interagir com a postagem. Aproveite e otimize-as com SEO para crescer a longo prazo.
8. Não utilizar hashtags corretamente
Erro: Usar hashtags irrelevantes ou populares demais que não segmentam adequadamente o público.
Como evitar: Pesquise e use hashtags que são relevantes para seu nicho. Misture hashtags populares relacionadas ao seu nicho com outras mais específicas e menos concorridas. Também use hashtags relacionadas à localização de seu negócio.
9. Não aproveitar collabs e parcerias
Erro: Deixar de colaborar com influenciadores ou outras marcas para expandir o alcance.
Como evitar: Procure parcerias estratégicas com influenciadores ou empresas complementares para criar conteúdo colaborativo e atrair novos seguidores.
10. Criar posts excessivamente promocionais
Erro: Postar apenas conteúdo promocional, o que pode afastar os seguidores que buscam valor e informação.
Como evitar: Equilibre seu conteúdo com postagens educativas, inspiradoras e de entretenimento, além das promocionais.
Gostou das dicas acima?
Evite esses erros e comece a crescer no Instagram.
Lembre-se: Instagram é trabalho de formiguinha diário e árduo, mas pode te proporcionar uma visibilidade que você só teria pagando milhões em publicidade.
Então, foco na criação de conteúdo. Sucesso para você!
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