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20 maneiras de aumentar o engajamento no Instagram

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Descubra 20 dicas infalíveis para elevar o engajamento no Instagram e conquiste mais seguidores e interações!

Como aumentar o engajamento no Instagram.

Muitas pessoas me perguntam como poderiam melhorar o engajamento em seus perfis no Instagram e, consequentemente, atrair mais seguidores para o seu negócio.


A verdade é que não existe uma fórmula pronta e que seja a ideal, afinal a inteligência do aplicativo muda continuamente a forma de filtrar o conteúdo que circula por lá.


No entanto, existem algumas maneiras já testadas por nós que, realmente, podem fazer a diferença nesse engajamento e tornar os perfis mais ‘famosos’ nessa rede.


Vale destacar que, desde 2016, o Instagram vem fazendo mudanças profundas na plataforma e, mais recentemente, deu um destaque maior aos reels.


Esse destaque pode ser notado nos últimos dados e tendências do Instagram em 2023. As postagens de vídeo, por exemplo, têm a maior taxa de engajamento geral e recebe duas vezes mais engajamento do que outros tipos de postagem.


Isso significa que os vídeos curtos são a bola da vez por lá, porém isso não tira a importância de utilizar outras estratégias conjuntamente.


Hoje, eu vou te ensinar 20 maneiras de aumentar o engajamento no Instagram. Não esqueça de aplicá-las de forma conjunta para garantir o sucesso do seu marketing por lá!



1) Não compre seguidores

Um dos conselhos mais importantes que eu daria para uma pessoa que pretende crescer no Instagram é esse: não compre seguidores. Se você comprar seguidores, a inteligência da plataforma vai perceber a mudança e a entrega do seu conteúdo vai cair muito!


Ou seja, você vai ter números vazios e, muitas vezes, formados por um público que não está interessado no seu negócio ou no que você pretende mostrar. Entenda que, após a compra, a luta é ainda maior para crescer na plataforma.


2) Poste regularmente

Mantenha uma frequência consistente de postagens para manter o interesse dos seguidores.


Por exemplo, se você aparecer nos stories todos os dias pela manhã, seus seguidores passarão a sentir sua falta, caso você não apareça. Isso porque por lá você pode ampliar a conexão e a proximidade com a sua audiência.


O mesmo ocorre com publicações no feed: post com uma frequência para que os seus seguidores te vejam ‘sempre’ por lá. “Quem não é visto não é lembrado”.


3) Use sua localização geográfica nos posts

Essa dica serve tanto para conteúdos nos stories ou feed, principalmente se você tem um negócio em determinada região. Invista no Marketing de Geolocalização!


Por exemplo, digamos que o perfil que você administra seja de uma clínica localizada em Maceió (AL). Insira a localização nos stories e ao publicar no feed.


Assim, o Instagram entregará o seu conteúdo para mais pessoas na sua região.


4) Foco no conteúdo de Vida Real

52% dos usuários do Instagram preferem conteúdos de vida real.Isto inclui vídeos, lives, stories com conteúdo de bastidores e similares, de acordo com dados da Embed Social.


Ou seja, foque no conteúdo da vida real! Ainda que o seu perfil seja empresarial, você pode mostrar os bastidores, assim como mostrar quem faz tudo acontecer.


Dica: o conteúdo que mais ‘vende’ é o conteúdo protagonizado por pessoas!


5) Invistas nas Lives

As lives permitem aquele ‘ao vivo’ que pode dar um frio na barriga, mas que te levam ao topo dos stories por alguns minutos! Que tal aproveitar essa possibilidade e planejar uma live para o seu perfil?


A princípio, pode dar medo porque você deve estar pensando: “e se tiver poucos seguidores?”. Saiba que o que segura os seguidores em uma live é ter o que mostrar. Mostre o que você tem de melhor ao mundo!


Você também pode convidar outro perfil para uma live e assim fazer com que mais pessoas te conheçam, ampliando o número de conexões.


6) Escreva legendas otimizadas

Você é do tipo que não se preocupa com legendas? Saiba que elas são uma boa estratégia de crescimento a médio e longo prazos por meio de SEO.


Otimizar uma legenda é trazer palavras-chaves relevantes relacionadas ao tema que você está abordando para que a inteligência do Instagram entenda sobre o que é o seu conteúdo.


Além do texto em si, use hashtags relacionadas ao tema, ao seu negócio e à sua região. Utilize também emojis para trazer mais expressão ao texto.


7) Esteja nos Stories diariamente

Se o feed é a sua porta de entrada, os stories são os motivos para que a pessoa fique na sua casa.


Por isso, aposte em criar uma conexão autêntica com os seus seguidores, mostrando mais a vida real e produzindo vídeos em tom de conversa.


Não poste tudo de uma vez no dia. Tente lançar 3 ou 4 stories pela manhã, tarde e noite.


8) Produza vídeos curtos

Os Reels são o momento e eu falei muito sobre eles nesse post aqui!


O conselho que eu posso te dar neste momento em que o usuário da internet direcionou o olhar para os vídeos curtos é: produza muitos reels. Eles devem ser 70% do seu conteúdo!


Ao pensar a sua estratégia de conteúdo, aposte na produção de reels educativos, informativos, engraçados, de entretenimento e que são tendência no momento. Seja criativo!


9) Interaja com seus seguidores

Interagir com os seus seguidores é muito importante! Responda comentários e DMs, ficando mais próximo à audiência.


Isso permite que eles saibam que você os valoriza e os faz querer ficar por perto!


Pode parecer trabalhoso quando o engajamento passa a ser alto, mas não deixe de dar importância para essa interação, afinal é por eles que você está lá.


10) Faça perguntas e enquetes nos Stories

Costumo dizer que os stories são caixinhas de surpresa: é nele que o Instagram nos proporciona inserir gifs, músicas, localização, perguntas, enquetes, etc.


E as perguntas e enquetes são ferramentas fundamentais para aumentar o engajamento de sua audiência!


Tente inseri-las, pelo menos uma vez por semana.


11) Promova Collabs

Essa é uma das melhores estratégias, no momento, para ampliar o número de seguidores e se tornar mais conhecido no Instagram!


O conteúdo collab é aquele que você pode se juntar a outro profissional ou empresa para criar um post, campanha ou vídeo colaborativo.


Você pode convidar um profissional que tenha um alinhamento com seu negócio e produzir um conteúdo conjunto. É um job em parceria que traz bons resultados para ambos!


12) Use hashtags relevantes

Algumas pessoas acham que não se deve mais usar hashtags. Isso é uma grande inverdade! As # ainda são muito importantes, principalmente para mecanismos de busca.


Por exemplo, uma pessoa que pesquisa um dentista em Aracaju (SE) no Instagram pode procurar esse profissional por meio da “#dentistaaracaju”.


Essa é uma boa estratégia que reúne otimização SEO e Marketing de Geolocalização.


13) Incentive o Conteúdo Gerado pelo Usuário

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer tipo de conteúdo, como fotos, vídeos, comentários ou avaliações, criado e compartilhado pelos próprios usuários de uma marca, empresa ou produto.


Exemplo: Uma empresa de roupas esportivas incentiva seus clientes a postarem fotos usando seus produtos em suas atividades físicas. Os clientes marcam a empresa e usam uma hashtag específica relacionada à marca. A empresa então seleciona algumas dessas fotos e as repostam em seu próprio perfil, dando crédito ao cliente que a compartilhou.


Esse conteúdo gerado pelo usuário serve como uma forma autêntica de demonstrar como os produtos são utilizados na vida real, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento com seus seguidores e clientes.


14) Siga e interaja com perfis relevantes

Embora seja importante estar alinhado à sua audiência, entenda que interagir com alguns perfis maiores deve fazer parte de sua estratégia.


Por exemplo, se você tem um negócio local, interaja em perfis de grandes influenciadores de sua região. Outras pessoas podem ver seu comentário por lá e acessar seu perfil para conferir. Seja inteligente nas suas interações!


15) Realize parcerias com microinfluenciadores

Colabore com influenciadores menores, mas altamente engajados, para alcançar um público mais segmentado.


O investimento nestes influenciadores pode ser menor e, ainda assim, alavancar o seu perfil com uma audiência que se interessa por seu produto ou serviço. Aposte!


16) Melhore suas fotografias

Sim, as fotos ainda são importantes no Instagram. Inspire-se em outras contas do seu nicho e tente dar o seu melhor ao produzi-las.


Lembre-se que a maioria das fotos dessa plataforma são editadas, então você também pode usar um aplicativo (em seu celular mesmo!) para melhorar a luz ou colocar um filtro legal nela.


Seja criativo(a) com os ângulos e seu estilo de edição! E lembre-se de manter as pessoas como protagonistas nas fotos também!


17) Otimize sua BIO

O perfil é a sua porta de entrada. É por lá que as pessoas saberão quem é você ou o que sua empresa faz.


Seja objetivo sobre o que você faz, inserindo palavras-chave relevantes relacionadas ao seu nicho.


Além disso, insira um link para que a pessoa entre em contato diretamente ou possa acessar seu site, mas não esqueça de inserir antes do link um CTA, ok?


18) Inclua uma frase-gancho em seus vídeos

No Manual do Reels Criativo publicado pela Meta em 2023, um dos aspectos dos vídeos de maiores engajamentos é o uso do adesivo de texto.


O adesivo de texto seria uma frase no vídeo para que a pessoa saiba sobre qual assunto você está falando.


Nesse caso, você pode usar uma frase-gancho ou utilizar estratégias de copywriting para chamar a atenção da audiência. (Saiba mais sobre o assunto clicando aqui)


19) Mude para uma conta comercial

A conta comercial é um serviço gratuito fornecido pelo Instagram que fornece informações sobre várias métricas, desde impressões e alcance até quantas vezes suas fotos foram salvas.


Você também poderá adicionar informações sobre seu blog ou empresa, o que permite que as pessoas enviem e-mails para você com um clique.


20) Torne-se um usuário ativo no Instagram

Lembre-se que o Instagram é uma rede social onde o foco são os relacionamentos.Tente estar ativo por lá para aumentar seu engajamento.


Em testes, percebemos que estar na plataforma 30 minutos antes e depois de sua publicação pode fazer a diferença no engajamento. Aproveite esse tempo para curtir e comentar publicações de outros perfis!


Não esqueça de ser autêntico e trazer o melhor de você ou de sua marca para o mundo. Sucesso!





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