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Foto do escritorVerônica Oliveira

7 ideias para campanha eleitoral de Vereador

Atualizado: 29 de ago.


Ideias de Marketing para Campanha Eleitoral de Candidatos a Vereador


Buscando ideias de marketing para a sua Campanha de Vereador? Saiba que você chegou no lugar certo! 


Hoje, disponibilizei 7 ideias de marketing político para você atrair e engajar eleitores em torno de sua campanha eleitoral. 


Esse é um conteúdo exclusivo e gratuito que está dividido em três partes, sendo essa a primeira delas. 


Aliás, aqui no meu site, eu já disponibilizei: 


Agora, você terá acesso a ideias de marketing offline e online. O objetivo é desenvolver ações que promovam o candidato a vereador com o menor custo possível. Vem comigo! 


 

índice

 


7 ideias de marketing para Campanha de Vereador

Abaixo seguem as 7 ideias de marketing para a sua campanha de vereador. Confira!


1) Aposte em ações de Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha é uma estratégia criativa e não convencional que pode ser altamente eficaz para campanhas políticas, especialmente para candidatos a vereador que precisam se destacar em um cenário local.


A ideia é ir além da simples estratégia de entregar santinhos em locais específicos. 


Como funciona: o candidato pode realizar ações inesperadas que chamem a atenção e criem um burburinho nos locais, como:


  • Teatro de rua: Peças de teatro curtas e impactantes em espaços públicos, abordando temas relevantes para a campanha e atraindo a atenção dos transeuntes.

  • Projeção de Mensagens: Projetar vídeos e mensagens de campanha em prédios e paredes durante a noite, criando um impacto visual surpreendente.

  • Distribuição de Sementes: entregar pacotes de sementes de plantas nativas com mensagens sobre sustentabilidade e meio ambiente,

  • Murais Temáticos: investir em artistas locais para criar murais em áreas de alto tráfego que refletem as propostas e valores do candidato.


2) Crie uma série intitulada ‘Tour Virtual’

Proporcionar tours virtuais pelo bairro ou cidade, mostrando áreas que necessitam de melhorias e como o candidato pretende atuar nessas regiões.


Como funciona: crie uma série de Reels (sendo 1 ou 2 por semana) intitulada Tour Virtual. Nela, o candidato irá nos principais pontos do município para mostrar os problemas e como ele pretende resolvê-los.


Dica-chave: É importante que o vídeo seja produzido com imagem da localidade, do candidato e, se possível, de pessoas que moram no local dando seus depoimentos. Produza um bom roteiro para que o vídeo tenha - no máximo - 90 segundos. Não esqueça de inserir localização no post, ok? 



3) Utilize narrativas de futuro 

Narrativas de futuro são uma abordagem estratégica que projeta uma visão otimista e inspiradora para o futuro de uma comunidade, destacando como as propostas e ações de um candidato podem transformar essa visão em realidade.


Utilizar narrativas de futuro em campanhas políticas pode criar uma conexão emocional poderosa com os eleitores, motivando-os a apoiar e votar no candidato. 


Como funciona: aqui estão algumas maneiras de usar narrativas de futuro eficazmente em campanhas para vereador:


1. Descreva uma visão clara

Articule uma visão clara e detalhada do futuro desejado para a comunidade, destacando como será melhorada pela implementação das suas propostas. Por exemplo, “Imagino um bairro onde todas as crianças têm acesso a uma educação de qualidade, onde as ruas são seguras e onde há áreas verdes para todos desfrutarem.”

2. Use histórias e exemplos concretos

Compartilhe histórias de pessoas reais da comunidade. Por exemplo, conte a história de uma mãe que poderia ter um melhor acesso a creches ou de um jovem que poderia encontrar oportunidades de emprego localmente.

3. Contextualize o presente

Comece descrevendo a situação atual da comunidade. Por exemplo, “Atualmente, nosso bairro enfrenta problemas de segurança, com ruas mal iluminadas e falta de policiamento.”. A partir disso, explique como essas questões podem ser resolvidas e transformadas em pontos fortes no futuro. “Com a melhoria da iluminação pública e a implementação de programas comunitários de segurança, podemos criar um ambiente mais seguro para todos.”



4) Foque no conteúdo Storytelling

Nessa estratégia, o candidato compartilha sua história pessoal e experiência de vida para criar uma conexão emocional com os eleitores. 


Como funciona: a ideia é produzir vídeos com impacto emocional que podem ser compartilhados nas redes sociais ou enviados via whatsapp. Não se preocupe tanto em vídeos super produzidos. 


Aqui, o vídeo modo ‘selfie’ funciona bem. Nele o candidato deve falar como se estivesse contando a sua história para um amigo. É importante que o vídeo não ultrapasse os 3 minutos. 



5) Faça lives com pessoas influentes da região

Nas eleições anteriores, muitos candidatos usaram transmissões ao vivo (lives) e sessões de perguntas e respostas (Q&A) para interagir diretamente com os eleitores. Isso permitiu uma comunicação aberta e transparente, além de proporcionar um espaço para os eleitores tirarem dúvidas e expressarem suas preocupações.


Como funciona: promova uma live por semana sempre nos mesmos dias e horários para que os eleitores possam se programar. É importante que haja sempre um convidado (pessoa influente da região) para que o conteúdo alcance mais pessoas. 


Lembre-se de salvar a live no perfil e buscar pessoas influentes da região que tenham algo relevante a acrescentar. O candidato deve estar bem preparado e ter cuidado com as palavras, afinal o conteúdo é ao vivo. 



6) Incentive o Conteúdo Gerado pelo Usuário

O conteúdo gerado pelo usuário (CGU) é uma ferramenta poderosa para engajar eleitores e criar uma campanha mais autêntica e participativa. Para um candidato a vereador, incentivar o CGU pode aumentar a visibilidade da campanha e fortalecer a conexão com a comunidade. 


Como funciona: imagine uma campanha onde o candidato deseja revitalizar os espaços públicos de um bairro. Ele lança um desafio de fotos/vídeos nas redes sociais com a hashtag #NomedoBairroRevitalizado


Os eleitores que moram na região são incentivados a tirar fotos dos espaços que gostariam de ver revitalizados e a compartilhar suas ideias de melhorias. Os melhores conteúdos são postados nas redes sociais do candidato, marcando o @ do eleitor e destacando a proposta dele para o bairro.


Utilizando essas estratégias, o candidato pode criar uma campanha mais dinâmica e envolvente, promovendo um senso de comunidade e participação ativa dos eleitores.



7) Engaje com nichos específicos

Você sabia que quando focamos em comunidades ou grupos específicos é mais ‘fácil’ vender uma ideia, produto ou serviço? Por isso, alguns candidatos focam em eleitores que apoiam especificamente em ações ambientais, causas animais, educação, etc.


Você também pode usar isso em sua campanha de vereador. 


Como funciona: Identifique temas ou grupos que tenham mais relação com a sua experiência de vida e engaje com nichos específicos, trazendo propostas direcionadas às suas necessidades e interesses.


Você pode realizar eventos temáticos para esses nichos, como workshops, palestras e atividades culturais que abordam diretamente os interesses desses grupos. Além disso, suas ações de marketing também devem reproduzir seu alinhamento com esses grupos.


 

Gostou dessas ideias? Essa é a primeira parte de um conteúdo exclusivo que produzi para te ajudar a aprimorar o marketing de sua campanha de vereador.


Fique comigo por aqui e rumo à vitória nas urnas!




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