top of page

Chat GPT: o aliado ideal dos criadores de conteúdo

Atualizado: 21 de mar. de 2023


Captura de tela do ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de Inteligência Artificial treinado para responder a perguntas e fornecer informações úteis em uma variedade de tópicos.
Captura de tela do ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de Inteligência Artificial treinado para responder a perguntas e fornecer informações úteis em uma variedade de tópicos.

Neste texto, você vai ler...:

- O que é o Chat GPT?

- Existe outra linguagem com tanta precisão no Mundo?

- Como acessar o Chat GPT

- O Chat GPT vai tirar o ‘trabalho’ de humanos?

- Como os redatores podem usar o CHAT GPT para gerar conteúdo


O Chat GPT já é um sucesso em todo o mundo. Criado pela OpenAI, esse modelo de linguagem é capaz de realizar várias tarefas, como conversação, geração de texto, tradução automática e conceder respostas a uma infinidade de perguntas.


O seu modo ‘solucionador de problemas’ é o que mais vem tornando o GPT-3 um sucesso. Ao acessar o CHAT, é possível ter respostas sobre quase tudo.


Quase? Sim, quase.


Por meio de perguntas que fiz ao GPT-3, o próprio modelo de linguagem reconheceu que ainda está em evolução e tem suas limitações. No entanto, foi por meio dele que trouxe respostas a todas as dúvidas abaixo. Confira!


O que é o Chat GPT?


O GPT-3 foi criado pela OpenAI, uma organização de inteligência artificial, sem fins lucrativos, fundada em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e outros.


O chat GPT é um modelo de linguagem treinado por OpenAI, baseado em deep learning, uma subárea da inteligência artificial que é baseada em redes neurais profundas que são responsáveis por realizar tarefas complexas, como tradução automática, reconhecimento de voz, análise de imagens e processamento de linguagem natural.


Esse modelo não é um sucesso à toa: o GPT-3 foi treinado com milhões de exemplos de texto, incluindo livros, artigos, conversas e outros tipos de conteúdo.


Assistentes virtuais, chatbots e geração de relatórios são algumas das possibilidades de uso dessa linguagem. O modelo pode ser usado em uma ampla gama de aplicações.


Existe outra linguagem com tanta precisão no Mundo?


Sim, embora o GPT-3 seja o modelo mais avançado em termos de tamanho e capacidade de interação que há, atualmente, no planeta, existem também outros modelos de linguagem de grande porte desenvolvidos por diversas empresas. Veja alguns exemplos:


GPT-2: modelo de linguagem treinado por OpenAI, anterior ao GPT-3.


BERT: modelo de linguagem desenvolvido pela Google, que se concentra em compreender o contexto nas frases.


ELMo: modelo de linguagem desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Georgetown.


Como acessar o Chat GPT


De acordo com o próprio GPT-3, existem diversas formas de acessar o chat, dependendo da plataforma de escolha. Confira algumas opções:


OpenAI API: A OpenAI fornece acesso ao GPT-3 através da sua API, que pode ser usada para construir chatbots e outros sistemas de conversação.


Integrações de terceiros: Algumas empresas já integraram o GPT-3 em suas plataformas, como o Replika, o Assistant.to e o Ada, que permitem aos usuários conversar com o modelo de linguagem.


Projetos de código aberto: Há vários projetos de código aberto disponíveis no GitHub que permitem aos desenvolvedores experimentar com o GPT-3 e construir suas próprias soluções.


(Nós acessamos por este link: https://chat.openai.com/chat)


O Chat GPT vai tirar o ‘trabalho’ dos redatores?


Embora exista um ‘movimento’ na Internet (principalmente no Linkedin), onde diversas pessoas vêm destacando a interação e precisão dos textos escritos por IA, o GPT-3 é, atualmente, utilizado como ferramenta auxiliar, ajudando redatores com ideias e sugestões.


Vale ressaltar que o modelo de linguagem ainda tem algumas limitações técnicas, por isso há a necessidade de revisão e edição dos textos produzidos pelo GPT.


No entanto, entusiastas da IA vislumbram um futuro no qual modelos semelhantes ao GPT-3 poderão gerar conteúdo com mais precisão e autonomia que podem, efetivamente, gerar impactos no mercado de trabalho.



Como os redatores podem usar o CHAT GPT para gerar conteúdo


Não há como negar: o GPT-3 é um grande aliado na geração de conteúdo. O modelo promete ser o queridinho quando o assunto é otimizar (e agilizar) o desenvolvimento e produção de textos.


No entanto, é preciso ficar atento(a) às seguintes questões:

  1. O chat também precisa receber informações precisas - o GPT-3 é alimentado por dados e treinado para responder com base em informações anteriores. Informações precisas e relevantes geram resultados melhores.

  2. Lembre-se que o modelo está em evolução e tem limitações - o chat GPT é uma ferramenta baseada em algoritmos com limitações em sua capacidade de compreender contextos e produzir conteúdo original. Fique atento aos direitos autorais e plágios.

  3. Não deixe de fazer uma revisão manual - o fato de o chat GPT produzir conteúdo de alta qualidade ainda não anula a importância de uma boa revisão manual antes de publicá-lo.


Além dessas três questões acima, lembre-se que a maioria dos bons/excelentes redatores tem um estilo pessoal de escrever que dá o tom nos textos e faz com que eles se destaquem no mercado de trabalho.


Ademais, o GPT-3 ainda tem dificuldade de capturar nuances humanas, como ironia ou humor, além de seguir padrões. Isso significa que um texto produzido por ele pode resultar em uma sensação artificial ou naquele sentimento de produção Ctrl+C Ctrl+V. Use-o de forma apropriada.


 

*Escrito por Verônica Oliveira

Verônica Oliveira é redatora sênior e especialista em estratégia de conteúdo para as redes sociais. Com mais de 15 anos de experiência, Verônica já ajudou mais de 100 empresas e profissionais a se destacaram na Web por meio do planejamento e criação de conteúdo relevante.



Comments


bottom of page
google.com, pub-3038234689215802, DIRECT, f08c47fec0942fa0