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Como construir autoridade no Instagram

Atualizado: 8 de mai.


Representação gráfica da Autoridade Digital: Um desenho de uma pessoa é destacado, irradiando uma aura brilhante, simbolizando sua forte influência e autoridade digital. Setas se estendem da figura central, apontando para outras pessoas ao seu redor, demonstrando o poder de sua presença online em inspirar e influenciar positivamente uma ampla audiência. Essa imagem destaca como a Autoridade Digital pode estabelecer conexões significativas e criar impacto duradouro nas vidas de muitas pessoas.

Construir autoridade digital - especialmente no Instagram - é o segredo que faz com que muitos profissionais e empresas se destaquem na Web. 


Sabe aquelas empresas ou pessoas que todo mundo confia e segue? Então, é disso que eu estou falando! 


Por meio da construção de autoridade, é possível ser considerado especialista no ramo em que atua e alcançar um público gigantesco (sem precisar pagar anúncios!).


Isso porque a autoridade digital é vista como a pessoa ideal para falar sobre o assunto que a audiência busca.


Você quer ser uma autoridade digital? Então, siga as cinco dicas abaixo. Vem comigo!


1. Produza conteúdo relevante para o público certo

Por meio da produção de conteúdo relevante, é possível construir autoridade nas redes sociais. Mas como fazer isso?


O primeiro passo é entender o que é Marketing de Conteúdo!


Explicando superficialmente, o marketing de conteúdo tem como objetivo produzir conteúdo que ajude, informe ou divirta as pessoas do seu público. 


Mas,calma! É mais do que apenas falar do seu produto ou serviço o tempo todo,viu?


Para a construção de autoridade, você precisará criar posts, vídeos, e-books, infográficos, e, até mesmo, produzir podcasts. 


Tudo pensado para ajudar a responder as dúvidas de sua audiência! 


Aliás, o segredo é conhecer muito bem a sua audiência para criar um conteúdo que é a cara deles.



2. Use SEO para encontrar as palavras-chave de seu nicho 

Pensa comigo: você criou conteúdo relevante, mas ninguém encontra ele na internet. 


Será que esse conteúdo é relevante mesmo?


Utilizando estratégias de SEO e verificando como a sua audiência busca por suas dúvidas na internet, é possível criar um conteúdo mais otimizado para o seu público-alvo.


O SEO é uma estratégia perfeita para isso porque ele te ‘conecta’ com seus clientes em potencial de uma forma muito profunda. 


A partir de um estudo de palavras-chave, você irá conhecer como seus leads qualificados buscam por temas relacionados aos seus produtos e serviços. 


Assim, você irá produzir o conteúdo que eles realmente procuram e ainda será considerado especialista no assunto. É a tal autoridade no digital!




3. Construa uma presença consistente nas redes sociais

Após o planejamento e produção de posts por meio de estratégias de marketing de conteúdo e SEO, chegou a hora de brilhar nas redes sociais. 


Plataformas como o Instagram, TikTok, Youtube e Facebook são como um palco para o seu negócio, onde é possível atrair a audiência e mostrar que você é autoridade no ramo que atua!


Mas fica a dica: você não precisa estar em todas as plataformas! 


Isso porque, primeiramente, você precisa entender como cada rede social pode beneficiar (ou não) o seu negócio. 


Por exemplo, os últimos dados publicados pelo TikTok mostraram que essa plataforma tem um público composto em sua maioria pela Geração Z. Se esse não é seu público,  por que você direcionaria seus esforços de marketing para essa rede?


Pense estrategicamente onde você irá colocar o seu negócio na web. Escolha as plataformas que fazem mais sentido para o seu público. 



4. Faça collabs e parcerias estratégicas

Agora vamos falar de um truque poderoso: parcerias! 


Sabe aquele blog ou influenciador que tem uma audiência que você quer alcançar? Então, junte-se a eles! 


Entre em contato para fazer uma parceria ou invista em marketing de influência, caso você tenha orçamento para isso. 


Dessa forma, você vai chegar a novas pessoas, fortalecer a sua credibilidade e mostrar que é bom no que faz.  



5. Monitore e analise resultados de forma contínua

Depois de todo o trabalho de estruturação de conteúdo, escolha de plataformas e investimento em parcerias, chegou a hora de monitorar e analisar resultados. 


Essa etapa é fundamental porque por meio dela você vai entender o que funciona ou não para a sua audiência. 


Por exemplo, qual tipo de conteúdo sua audiência gosta mais? Qual plataforma tem te dado melhores resultados? Qual parceria vale a pena dar continuidade?


Essas métricas podem ser obtidas, tanto nas redes sociais (com uma conta Business) ou no Google Analytics, caso você tenha um site ou blog. 


Assim, você vai saber o que está funcionando e o que pode melhorar. Aí é só adaptar as estratégias e continuar crescendo. 


Sucesso para você!


Foto de Verônica Oliveira, estrategista de marketing digital com certificações em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Copywriting e SEO.


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