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Como fazer pesquisa de palavras-chave SEO

Descubra como fazer pesquisa de palavras-chave SEO de forma gratuita com dicas e ferramentas práticas para alcançar o topo do Google.


Como fazer pesquisa de palavra-chave SEO

Quando falamos sobre SEO, é impossível não pensar nas palavras-chave, afinal elas são os termos que direcionam os usuários aos conteúdos certos e fazem seu site ou blog aparecer nos resultados do Google. 


Aliás, foi o SEO e o bom uso das palavras-chave que já me garantiram mais de 220 mil cliques mensais no Google de forma orgânica. 


Mas será possível encontrar boas palavras-chave SEO sem gastar? A resposta é sim! 


Existem ótimas ferramentas gratuitas que ajudam a definir quais termos são mais buscados, direcionando sua estratégia de forma certa e econômica. Vamos descobrir como?



 

Índice

 


O que é SEO na prática?


SEO (Search Engine Optimization) é uma prática de atualização de um site para que ele tenha o melhor desempenho nos motores de busca, como o Google. 


A ideia é que, quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu conteúdo, seu site estará entre os primeiros resultados. 


Isso exige que você crie um conteúdo de qualidade e que conheça as palavras-chave certas - exatamente aquelas que os usuários estão buscando.




Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO?


A pesquisa de palavras-chave é o processo de descobrir quais termos são mais relevantes para o seu público-alvo. Isso pode ser feito em várias etapas:


1) Entenda seu público e tema 

Liste detalhes principais e termos que seu público pode buscar ao pesquisar sobre os assuntos que você aborda.


2) Use ferramentas gratuitas 

Aproveite geradores gratuitos para explorar ideias de palavras.


3) Filtre e organize os resultados 

Verifique o volume de buscas e a concorrência de cada termo.


Usar palavras-chave SEO de forma planejada aumenta suas chances de atrair visitantes específicos e leads qualificados, elevando o valor e a relevância do seu site.



Explicando palavras-chave SEO com exemplos


Vamos supor que você possui um blog sobre culinária e quer atrair mais visitas para o tema “receitas de sobremesas simples”. Algumas palavras-chave SEO possíveis seriam:


“receitas de sobremesas simples”

“sobremesa rápida”

“receita fácil de bolo”


É importante que você entenda que cada palavra-chave é um ponto de entrada potencial para o seu público, aumentando a chance de aparecer quando alguém pesquisa no Google sobre essas receitas específicas.


Assim, seu conteúdo é mais relevante e acessível, pois você está usando palavras-chave que estão sendo realmente pesquisadas.



Onde encontrar geradores de palavras-chave gratuitos?


A seguir, algumas ferramentas que funcionam como um excelente gerador de palavras-chave SEO grátis:


  • Google Keyword Planner: O Google Ads oferece uma ferramenta gratuita e poderosa para encontrar palavras-chave. Embora seja externo para anúncios, também é ótimo para SEO.


  • Ubersuggest: Ferramenta gratuita de Neil Patel que permite ver ideias de palavras e até sugestões para long tails.


  • Answer the Public: Apresenta sugestões com base em perguntas feitas pelo público sobre o tema, um diferencial para captar palavras-chave mais específicas.


Esses geradores de palavras-chave gratuitas são ótimos para explorar sem nenhum custo e criar conteúdos alinhados com as buscas.



Mais ferramentas de palavras-chave SEO 


Se você quiser ampliar as possibilidades, há ferramentas pagas que oferecem insights mais avançados, como concorrência, análise de backlinks e auditorias. 


Alguns exemplos populares são:


  • Semrush: Ideal para quem quer uma análise completa de SEO com volume de busca, dificuldade de ranqueamento e muito mais.


  • Ahrefs: Famosa entre profissionais de SEO, o Ahrefs é uma das mais desenvolvidas e oferece uma série de funcionalidades além da pesquisa de palavras-chave.


  • Moz Keyword Explorer: Muito confiável e usado em todo o mundo, a Moz traz informações precisas para entender seu potencial de ranqueamento.


Essas ferramentas vão além de um simples buscador de palavras chaves e ajudam a aperfeiçoar sua estratégia, ampliando seu alcance nos buscadores.


 

Seja com ferramentas gratuitas ou pagas, inicie suas pesquisas hoje e faça o seu conteúdo brilhar nos resultados de buscas.


E lembre-se: SEO é trabalho de longo prazo. Talvez demore alguns meses para alcançar o topo das pesquisas. Mesmo assim, persevere e prossiga!


Sucesso para você!





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