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Como iniciar uma pré-campanha para Vereador [2024]

Atualizado: 9 de jul.


Imagem de urna eleitoral com um coração representando curtidas nas redes sociais, sugerindo que o sucesso online e o marketing político digital pode influenciar na eleição para vereadores em 2024.

Se você quer se eleger vereador ou vereadora de seu município, eu vou te dar dicas sobre como você pode fazer o seu Marketing Político Digital em 2024. 


Com as melhores estratégias, você vai atrair seguidores e se destacar nas redes sociais, fortalecendo a sua campanha para vereador.  


Mas por que você deve confiar no que eu vou te falar aqui?


Porque tudo o que eu vou te falar é baseado na minha experiência em campanhas vencedoras.


Aliás, uma dica que te dou é adquirir o curso Eu Vereador.


Esse curso elegeu 3000 vereadores nas eleições de 2020. E em 2024 ele também promete ser um sucesso.


No curso Eu Vereador, você vai aprender tudo o que precisa para fazer uma campanha vencedora mesmo que você não tenha uma grande equipe ou muito dinheiro!




Dicas de pré-campanha para as redes sociais

Para se tornar um vereador utilizando o marketing político digital, você deve seguir as dicas abaixo como num passo a passo. 


Essas estratégias começarão a movimentar suas redes sociais e devem ser seguidas até o grande dia em que você será eleito.


Vamos lá? 



Dica 1 -  Construa uma presença online forte

Crie perfis em redes sociais relevantes, como Instagram, Facebook e Tik Tok,  e mantenha-os atualizados, postando diariamente, seja nos stories ou no feed. Isso permite que os eleitores conheçam mais sobre você e seu trabalho.


É muito importante que você esteja em mais de uma rede social para chegar em outros públicos de sua cidade. Não foque apenas em uma plataforma, como o Instagram, porque você pode perder eleitores fazendo isso. 




Dica 2 - Não se preocupe com grandes produções

Eu sei que a maioria dos candidatos a vereador não tem dinheiro para investir em uma agência de marketing político digital. 


Se esse for seu caso, saiba que nem tudo está perdido.


Você pode criar conteúdo na internet e fazer sua pré-campanha sozinho seguindo as dicas que eu estou te dando aqui.


O que você precisa saber é que, neste momento, você não precisa de vídeos com grandes produções.


Aliás, sabia que os seguidores de redes sociais preferem vídeos mais reais?


Então, trabalhe com o que você tem nesse momento: seu celular para gravar vídeos curtos e sua vontade de vencer as eleições. 




Dica 3 - Comece a criar conteúdo de qualidade 

Comece a criar posts que ressoem com os eleitores locais. Traga em suas redes sociais problemas da comunidade, tópicos que serão destaque em sua atuação no legislativo, etc.


É muito importante que os seus vídeos tenham pessoas como protagonistas.


Filmou um problema da comunidade? Traga o depoimento de alguém que sofre com ele. 


Conte histórias! As pessoas amam esse tipo de conteúdo. 




Dica 4 - Produza muito conteúdo em vídeo

Segundo dados do Instagram, o conteúdo em vídeo é o mais visto e mais compartilhado pelas pessoas. Ou seja, crie muitos vídeos, como Reels e Stories. 


É muito importante que você se atente para que esses vídeos não sejam longos (no máximo, um minuto e meio). 


Para aprender a criar um reels de sucesso, clique aqui




Dica 5 - Tenha constância nas postagens

Não adianta gravar um ou dois vídeos por semana e achar que está fazendo seu marketing político digital, viu? 


Sai na frente quem publica, no mínimo, quatro vídeos por semana. Por isso, planeje seus posts de forma inteligente e seja constante em seu conteúdo. 


Você pode fazer 2 posts por semana falando sobre problemas da comunidade e outros 2 mostrando mais sobre você e seu dia a dia.


Uma dica é publicar sempre nos mesmo horários para que sua audiência entenda a sua programação e fique aguardando seus vídeos. 



Dica 6 - Amplie laços com influenciadores e lideranças locais

Estabeleça parcerias com líderes de opinião, influenciadores locais e grupos comunitários para ampliar o alcance de suas mensagens.


Como você vai fazer isso: ao seu reunir com lideranças, grupos ou grandes nomes do meio político, compartilhe esse encontro nos stories e no feed, marcando as pessoas nos posts. 


Assim, você pode ampliar o alcance de suas postagens e levá-las para um maior número de pessoas. 




Dica 7 -  Crie um ‘exército’ de apoiadores digitais

Considero essa uma das dicas mais importantes: crie seu próprio exército digital!


Você deve estar se perguntando:”como assim?”.


E eu vou te explicar…


A ideia de criar um exército digital não tem nada a ver com ataques e armas. É um termo que eu uso para identificar um grupo que você irá mobilizar para curtir e compartilhar suas postagens.


O papel desse ‘exército’ é essencial porque quando você publica algo no Instagram ou qualquer outra rede, a inteligência do aplicativo só vai enviar seu post para mais pessoas se ele for curtido e compartilhado nos primeiros minutos. 


Então, convoque família, amigos e conhecidos e fale sobre sua decisão em se candidatar e sobre esse apoio que espera deles.  



Dica 8 - Interaja com a comunidade

Esteja presente e ativo nas redes sociais, respondendo a perguntas, participando de conversas e demonstrando interesse genuíno nas preocupações dos eleitores.


Para isso, responda a comentários, mensagens e perguntas das pessoas de forma proativa e construtiva. 


Lembre-se que a interação direta cria confiança e mostra que você está comprometido em ouvir as preocupações e opiniões da comunidade.



Dica 9 - Seja autêntico nas redes sociais

Construa confiança com os eleitores sendo autêntico, transparente e honesto em todas as suas interações.


Não adianta vestir a máscara de um personagem que você não é, ok? Seja você mesmo em vídeos e em suas interações. 


A audiência da internet prefere conteúdo gerado por pessoas reais. Nada de tentar ser quem não é achando que vai ganhar eleição. Você não vai e ainda pode virar motivo de chacotas e memes. 


Então, seja autêntico sempre!


Gostaram das dicas acima?


Eu espero que elas te ajudem nesse período de pré-campanha e que você consiga alcançar seu objetivo final: ser eleito. Sucesso para você! 


*Texto escrito por Verônica Oliveira

Verônica Oliveira possui mais de 10 anos de experiência em Marketing Político, onde atuou em campanhas de sucesso para diversas personalidades políticas, incluindo candidatos ao Senado Federal. Possui certificações em áreas estratégicas, como Marketing de Conteúdo Digital, SEO Avançado, Storytelling, Inbound Marketing, Instagram e Facebook Ads.






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