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7 dicas para escrever conteúdo atrativo e envolvente

Atualizado: 25 de mai.


Foto de uma mulher sentada no chão e escrevendo em seu notebook, representando as dicas para escrever conteúdo atrativo e envolvente e como é possível escrever em qualquer lugar.

Escrever textos que atraem o público-alvo e geram leads qualificados é o sonho de todo redator, no entanto nem sempre um conteúdo performa tão bem como esperamos.


Para além de desenvolver habilidades técnicas de SEO ou Marketing de Conteúdo, é preciso estar disposto a escrever pensando na experiência que o usuário terá ao acessar o seu conteúdo, principalmente, em dispositivos móveis.


Com o conteúdo ‘na palma da mão’, o usuário não espera encontrar apenas textos curtos e rápidos.


O que ele quer é achar um conteúdo que seja efetivamente útil e responda a todas as suas possíveis dúvidas (inclusive as que ele descobrirá que tem no decorrer da sua jornada de leitura).


Hoje, vamos falar sobre isso: como escrever de forma atrativa para reter a atenção do leitor e tornar a escrita atrativa e envolvente. Vem comigo!



7 dicas para escrever bem na internet


1) Conheça bem o seu público-alvo

Conhecer bem o público-alvo é essencial para qualquer estratégia de conteúdo.


Saber sobre dados demográficos, o que eles gostam, o que os interessa e o que eles procuram no conteúdo que consomem é primordial.


Isso tudo é possível por meio de análise de dados e SEO.


A pesquisa por palavras-chave é um ótimo termômetro para saber como o seu produto ou serviço está sendo procurado na internet e quais são as maiores dúvidas de sua audiência.


Com esses dados em mãos, é possível gerar um conteúdo totalmente direcionado a quem o busca, facilitando a atração de leads mais qualificados para o seu site ou rede social.




2) Planeje a estrutura de seu conteúdo

Entenda que escrever para a Web não é sair digitando sem planejamento ou elaborar algo na base do ‘CRTL+C CTRL+V’.


Defina seu tema, pesquise as palavras-chave principais e relacionadas por meio de SEO, verifique as principais dúvidas da audiência, planeje a estrutura do texto, adeque o formato do conteúdo e só depois inicie o processo da escrita.


Embora pareça um processo demorado, esse ‘modo de fazer’ te dará todos os subsídios que você irá precisar para produzir um conteúdo que seja realmente relevante e útil para o usuário.


3) Use a escaneabilidade nos textos

A escaneabilidade ou scannability permite que um texto seja facilmente escaneado, ou seja, ele pode ser lido rapidamente para encontrar informações específicas.


Para usá-la a seu favor, utilize técnicas de design de página, como títulos, subtítulos, negrito nas palavras principais, espaçamento entre parágrafos e listas.


Exemplos de práticas que melhoram a escaneabilidade incluem:


  • Títulos e subtítulos claros e descritivos

  • Parágrafos curtos e concisos

  • Listas com marcadores (como bullets ou números)

  • Negrito em palavras-chave ou frases importantes

  • Imagens e gráficos claros e relevantes

  • Uso de espaço em branco adequado para separar seções e tornar o texto mais fácil de ler

  • Destaques, como notas de rodapé ou caixas de informação

  • Uso de fontes legíveis e de tamanhos adequados



4) Não tenha receio de testar formatos

Na produção de conteúdo web, o céu é o limite. Você tem uma diversidade de formatos à sua disposição.


Não tenha medo de testá-los para ver o que casa melhor com um texto.


Além disso, utilize storytelling, analogias ou outras técnicas criativas para envolver seu público e tornar o seu conteúdo mais interessante.



5) Escreva no tom de voz adequado

Lembre-se que você está escrevendo na internet. Principalmente se o seu conteúdo for para um universo grande de pessoas, produza-o de uma forma que ele seja compreensível para todos.


Evite frases longas. Seja conciso e aposte na fluidez. Leia o texto que você escreveu e analise, de forma sincera, se ele ficou ou não cansativo.


Simplifique sua linguagem e aposte em palavras mais utilizadas no dia a dia. Na internet, o simples chama mais atenção. Aposte nisso!



6) Conclua com uma chamada para ação

A maioria das pessoas que está na internet busca manter ou ampliar relacionamentos com indivíduos, profissionais, empresas e, até mesmo, marcas.


Por isso, ao construir um conteúdo tente estreitar esse relacionamento.


Para tal, use chamadas para ação e incentive o usuário a compartilhar o conteúdo, se inscrever em uma lista de e-mails ou comprar um produto. Você também pode fazer perguntas a fim de gerar mais interações.



7) Busque melhorar constantemente

Entenda que, quando produzida de forma original, a escrita para a web demanda tempo e persistência.


Por isso, esteja sempre disposto a aprender e melhorar suas habilidades de escrita, pesquisa e edição.


Assim, você sempre terá resultados melhores, mais atração de leads e mais conversões, seja para o seu site ou para suas redes sociais.


Sucesso para você!


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