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Plano de Campanha: foi isso que fiz para ganhar as eleições de Vereador

Atualizado: 9 de jul.


Urna eletrônica brasileira - Campanha Vereador

Você quer ser eleito vereador ou vereadora em 2024? Então, fique atento(a) às estratégias que vou te contar abaixo sobre minha experiência em campanhas vencedoras


Eu trabalho com marketing digital há mais de 15 anos e fui convidada para trabalhar em algumas campanhas, inclusive para candidatos a vereador. 


Quem está nos bastidores da política sabe que a eleição para vereador não é tão simples assim…


Às vezes, a gente tem a impressão de que só ganha quem tem dinheiro, mas - atualmente - não funciona exatamente dessa forma. Os eleitores estão mais espertos. 


Por isso, esse é o momento ideal para você usar as redes sociais para se destacar dentre a multidão de candidatos e ganhar as eleições para vereador de seu município. 


Vamos a um passo a passo de minhas estratégias quando estive no marketing de uma campanha de um candidato a vereador. Vem comigo!




1º passo) Escolha as redes sociais que você vai focar sua campanha

Nesse primeiro momento, você vai decidir quais redes sociais serão seu foco na campanha. 


Eu sugiro que você não tenha apenas uma rede social. É importante que você tenha mais de uma para ampliar a sua visibilidade na internet. 


Minha sugestão é que você tenha um perfil no Instagram (importantíssimo) e escolha outras redes, como Facebook, Youtube, TikTok, etc. 


Pense nas pessoas que você quer conquistar votos: onde você acha que elas estão na internet? É aí que você deve estar. 



2º passo) Prepare o seu perfil de candidato para atrair eleitores

Após a escolha acima, você vai preparar os seus perfis das redes sociais para atrair eleitores.


O seu perfil é a sua vitrine na internet. Então, você precisa mantê-lo bonito, atrativo e com informações para que o eleitor saiba quem você é, suas propostas e como ele pode entrar em contato com você ou sua equipe de campanha. 


A imagem abaixo é um exemplo de perfil ideal de candidato no Instagram. 




3º passo) Planeje sua estratégia de posts para sua campanha eleitoral

Depois que você organizar seu perfil, você vai planejar os posts que vai fazer, seja no facebook, instagram ou outras redes sociais. 


Você tem que pensar o seguinte: quantas vezes por semana você vai postar, o que vai postar e como você vai produzir esse conteúdo.


Uma dica que dou para você realizar uma boa campanha na internet é investir no curso Eu Vereador.


Esse curso elegeu 3000 vereadores nas eleições de 2020. E em 2024 ele também promete ser um sucesso.


No curso Eu Vereador, você vai aprender tudo o que precisa para fazer uma campanha vencedora mesmo que você não tenha uma grande equipe ou muito dinheiro!





4º passo) Esteja nas redes sociais de forma consistente

Os candidatos a vereador para os quais trabalhei e ganharam as eleições foram muito consistentes nas redes sociais. 


Eles postavam todos os dias, seja nos stories ou feed. 


Então, não havia aquela preocupação de ter um tempo maior na TV porque era na internet onde eles faziam a maior propaganda deles. 



Se você criar muitos posts estratégicos no Instagram, por exemplo, vai crescer de tal forma que a propaganda na tv será apenas um complemento.



5º passo) Utilize tudo que as redes sociais têm a te oferecer

O marketing político digital tem muito a oferecer para a sua candidatura a vereador. 


Usar o máximo das redes sociais pode ser a chave para você ganhar as eleições 2024. 


E como você pode fazer isso:

  • Criando conteúdos colaborativos para demonstrar sua importância no meio político;

  • Incentivando o CGU (Conteúdo Gerado pelos Usuários, nesse caso, seus eleitores);

  • Fazendo vídeos humanizados que atraem seguidores;

  • e muito mais!



Gostou dessas dicas? 


Eu espero poder te ajudar ainda mais até o grande dia de sua vitória. Conte comigo!

*Texto escrito por Verônica Oliveira

Verônica Oliveira possui mais de 10 anos de experiência em Marketing Político, onde atuou em campanhas de sucesso para diversas personalidades políticas, incluindo candidatos ao Senado Federal. Possui certificações em áreas estratégicas, como Marketing de Conteúdo Digital, SEO Avançado, Storytelling, Inbound Marketing, Instagram e Facebook Ads.

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