Boa notícia para os criadores de conteúdo! A Meta lançou o ‘The Reels Creative MiniManual’, um guia que traz dicas para criar um reels de sucesso em 2023.
Nele, é possível aprender um pouco mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram e do Facebook no que se refere à produção de vídeos que geram maior engajamento dentro dessas plataformas.
Vale lembrar que o algoritmo é utilizado para classificar conteúdos em redes sociais e gerar recomendações personalizadas.
É por meio dele, por exemplo, que o Instagram ‘decide’ se o seu conteúdo deve ser direcionado para um maior número de usuários ou não.
Confira as principais informações citadas no MiniManual do Reels e entenda como criar um vídeo que engaja e atrai mais seguidores para o seu perfil!
Leia depois: Como fazer Reels criativos no Instagram [2024]
O que é o MiniManual do Reels Criativo?
Embora a empresa destaque que o manual é uma ‘orientação criativa essencial para anunciantes’, ele também é um excelente guia para criadores de conteúdo e pequenos e médios negócios que desejam se destacar na plataforma por meio do tráfego orgânico.
Trazendo à tona insights poderosos, o manual lançado pelo conglomerado Meta revela informações importantes sobre o possível funcionamento dos algoritmos do Instagram e do Facebook no que se refere à entrega de conteúdo ao usuário.
Dicas para um Reels do Sucesso [Manual Meta]
Confira as principais dicas para criar um reels de sucesso (de acordo com a Meta)!
1ª dica - Foco no formato adequado do Reels
No Manual, a empresa destaca que o reels é um formato de vídeo em tela cheia. Ou seja, ao criar um vídeo em outro formato, a entrega dele dentro da plataforma será bem menor.
O formato ideal é o vertical (9:16). Ele deve ser seguido tanto na produção de reels como na de stories.
2ª dica - Coloque seu texto no reels no local adequado
Na produção de vídeos curtos que engajam, é comum inserirmos adesivos de textos ou mensagens-chave no próprio vídeo para capturar a atenção do usuário.
No entanto, o guia traz um alerta para que o usuário faça isso ‘construindo em zonas seguras dentro do vídeo’.
Isso significa que você deve retirar qualquer logotipo, texto ou outros elementos da parte 35% inferior do seu vídeo. Essa parte não ficará legível para o usuário.
3ª dica - Destaque seu reels com um som
Criar um som ou usar uma música que está em alta no momento é uma das dicas principais para tornar seu reels destaque, seja no Instagram ou no Facebook.
De acordo com o manual, ‘o áudio – seja música, locução ou efeitos sonoros – é um importante fator de engajamento e entretenimento no Reels’.
Mais de 80% dos reels do Instagram são visualizados com som, segundo a Meta.
4ª dica - Foque no conteúdo com pessoas reais!
No nosso artigo sobre Reels aqui no blog, já havíamos apontado a importância de humanizar o reels, trazendo pessoas aos vídeos ou conteúdo de bastidores, no caso de marcas.
O guia lançado pela Meta também destacou a importância de trazer pessoas reais aos vídeos, sejam criadores, equipes ou clientes.
Como exemplo, o manual trouxe a Sheko que usou conteúdo gerado pelo usuário em seu reels para mostrar como pedir um produto de sua marca, além de trazer clientes curtindo seus principais benefícios.
De acordo com a Meta, os anúncios de reels com uma presença humana no criativo tiveram um CTR 27% maior do que aqueles que não tinham.
5ª dica - Capte a atenção nos primeiros segundos
Os primeiros segundos são a parte mais importante de seu vídeo, afinal é o momento em que você vai captar (ou não) a atenção de sua audiência.
Use uma frase principal para manter seu público interessado em assistir seus vídeos até o final. O guia fala em usar os primeiros segundos para ‘pregar o anzol’.
6ª dica - Divirta-se produzindo seus Reels
O conteúdo de entretenimento vem ganhando espaço em toda a internet. No Instagram e no Facebook, o usuário também tem direcionado o seu olhar para marcas e criadores que produzem esse tipo de vídeo.
Por isso, o guia traz a seguinte orientação: torne seu reels divertido!
Para tal, explore diferentes maneiras para contar a história de sua marca ou vender um produto ou serviço. O segredo é misturar criatividade, música, efeitos visuais e narrativa, fazendo o público sorrir ou satisfazendo sua curiosidade.
7ª dica - Torne o reels relacionável e digerível
Conte uma história que gere proximidade e conexão com os seguidores. Quando nos reconhecemos em algo é natural que queiramos nos aproximar de uma marca, por isso use um tom de voz mais adequado ao público que você deseja atrair e insira verdade em seu conteúdo.
Além disso, torne o seu reels ‘digerível’. Lembre-se que o tempo do seu público é limitado e que seu vídeo deve ser direto, imediato e de fácil concentração.
O Manual destaca a importância de se concentrar no ritmo do reels para garantir que você está captando, mantendo e recompensando a atenção.
8ª dica - Sempre combine áudio e texto
Mostre e conte combinando áudio e texto. Essa estratégia serve para reforçar ideias de forma simples e clara.
O guia traz que adesivos de texto são uma ótima maneira de garantir que você consiga um forte apelo à ação no final do reels.
Está pronto para produzir um reels de sucesso?
Lembre-se de ficar atento a essas dicas do manual para garantir que o algoritmo dê mais visibilidade ao seu vídeo.
Além disso, não esqueça de olhar as últimas estatísticas do instagram para 2023.
Conhecendo bem a plataforma, você pode criar o conteúdo ideal para a sua audiência e atrair mais clientes para o seu negócio!
Sucesso para você!
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