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Foto do escritorVerônica Oliveira

Instagram 2023: Meta publica guia para criar Reels de sucesso

Atualizado: 16 de jun.


Manual do Reels Criativo é lançado pelo Meta.

Boa notícia para os criadores de conteúdo! A Meta lançou o ‘The Reels Creative MiniManual’, um guia que traz dicas para criar um reels de sucesso em 2023.


Nele, é possível aprender um pouco mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram e do Facebook no que se refere à produção de vídeos que geram maior engajamento dentro dessas plataformas.


Vale lembrar que o algoritmo é utilizado para classificar conteúdos em redes sociais e gerar recomendações personalizadas.


É por meio dele, por exemplo, que o Instagram ‘decide’ se o seu conteúdo deve ser direcionado para um maior número de usuários ou não.


Confira as principais informações citadas no MiniManual do Reels e entenda como criar um vídeo que engaja e atrai mais seguidores para o seu perfil!




O que é o MiniManual do Reels Criativo?

Embora a empresa destaque que o manual é uma ‘orientação criativa essencial para anunciantes’, ele também é um excelente guia para criadores de conteúdo e pequenos e médios negócios que desejam se destacar na plataforma por meio do tráfego orgânico.


Trazendo à tona insights poderosos, o manual lançado pelo conglomerado Meta revela informações importantes sobre o possível funcionamento dos algoritmos do Instagram e do Facebook no que se refere à entrega de conteúdo ao usuário.



Dicas para um Reels do Sucesso [Manual Meta]

Confira as principais dicas para criar um reels de sucesso (de acordo com a Meta)!


1ª dica - Foco no formato adequado do Reels

No Manual, a empresa destaca que o reels é um formato de vídeo em tela cheia. Ou seja, ao criar um vídeo em outro formato, a entrega dele dentro da plataforma será bem menor.


O formato ideal é o vertical (9:16). Ele deve ser seguido tanto na produção de reels como na de stories.



2ª dica - Coloque seu texto no reels no local adequado

Na produção de vídeos curtos que engajam, é comum inserirmos adesivos de textos ou mensagens-chave no próprio vídeo para capturar a atenção do usuário.


No entanto, o guia traz um alerta para que o usuário faça isso ‘construindo em zonas seguras dentro do vídeo’.


Isso significa que você deve retirar qualquer logotipo, texto ou outros elementos da parte 35% inferior do seu vídeo. Essa parte não ficará legível para o usuário.



3ª dica - Destaque seu reels com um som

Criar um som ou usar uma música que está em alta no momento é uma das dicas principais para tornar seu reels destaque, seja no Instagram ou no Facebook.


De acordo com o manual, ‘o áudio – seja música, locução ou efeitos sonoros – é um importante fator de engajamento e entretenimento no Reels’.


Mais de 80% dos reels do Instagram são visualizados com som, segundo a Meta.



4ª dica - Foque no conteúdo com pessoas reais!

No nosso artigo sobre Reels aqui no blog, já havíamos apontado a importância de humanizar o reels, trazendo pessoas aos vídeos ou conteúdo de bastidores, no caso de marcas.


O guia lançado pela Meta também destacou a importância de trazer pessoas reais aos vídeos, sejam criadores, equipes ou clientes.


Como exemplo, o manual trouxe a Sheko que usou conteúdo gerado pelo usuário em seu reels para mostrar como pedir um produto de sua marca, além de trazer clientes curtindo seus principais benefícios.


De acordo com a Meta, os anúncios de reels com uma presença humana no criativo tiveram um CTR 27% maior do que aqueles que não tinham.



5ª dica - Capte a atenção nos primeiros segundos

Os primeiros segundos são a parte mais importante de seu vídeo, afinal é o momento em que você vai captar (ou não) a atenção de sua audiência.


Use uma frase principal para manter seu público interessado em assistir seus vídeos até o final. O guia fala em usar os primeiros segundos para ‘pregar o anzol’.




6ª dica - Divirta-se produzindo seus Reels

O conteúdo de entretenimento vem ganhando espaço em toda a internet. No Instagram e no Facebook, o usuário também tem direcionado o seu olhar para marcas e criadores que produzem esse tipo de vídeo.


Por isso, o guia traz a seguinte orientação: torne seu reels divertido!


Para tal, explore diferentes maneiras para contar a história de sua marca ou vender um produto ou serviço. O segredo é misturar criatividade, música, efeitos visuais e narrativa, fazendo o público sorrir ou satisfazendo sua curiosidade.



7ª dica - Torne o reels relacionável e digerível

Conte uma história que gere proximidade e conexão com os seguidores. Quando nos reconhecemos em algo é natural que queiramos nos aproximar de uma marca, por isso use um tom de voz mais adequado ao público que você deseja atrair e insira verdade em seu conteúdo.


Além disso, torne o seu reels ‘digerível’. Lembre-se que o tempo do seu público é limitado e que seu vídeo deve ser direto, imediato e de fácil concentração.


O Manual destaca a importância de se concentrar no ritmo do reels para garantir que você está captando, mantendo e recompensando a atenção.



8ª dica - Sempre combine áudio e texto

Mostre e conte combinando áudio e texto. Essa estratégia serve para reforçar ideias de forma simples e clara.


O guia traz que adesivos de texto são uma ótima maneira de garantir que você consiga um forte apelo à ação no final do reels.



Está pronto para produzir um reels de sucesso?

Lembre-se de ficar atento a essas dicas do manual para garantir que o algoritmo dê mais visibilidade ao seu vídeo.


Além disso, não esqueça de olhar as últimas estatísticas do instagram para 2023.


Conhecendo bem a plataforma, você pode criar o conteúdo ideal para a sua audiência e atrair mais clientes para o seu negócio!


Sucesso para você!


Esse artigo foi útil? 💗


Verônica Oliveira, estrategista de Marketing Digital e Redatora SEO

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