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Interruption Marketing: o inimigo do Inbound Marketing

Atualizado: 26 de abr.


Peças de xadrez em cima de mesa com aspectos importantes do marketing digital como leads, prospects e customers, trazendo à tona as divergências do Interruption Marketing vs Inbound Marketing.

Já navegou em um site e, subitamente, viu um anúncio pop-up abrir e descontinuar seu fluxo de informação por um momento?


Essa é uma ação de Interruption Marketing ou Marketing de Interrupção, estratégia em que anúncios e mensagens são apresentados de forma intrusiva e interrompem o fluxo normal do conteúdo ou da atividade do usuário.


Essa abordagem é, geralmente, usada para chamar a atenção do público-alvo de forma rápida e direta, interrompendo o que eles estão fazendo para apresentar uma mensagem de marketing.


Embora possa ser eficaz no seu objetivo final, essa ação também pode ser percebida como invasiva e indesejável, resultando em uma experiência negativa para o consumidor.


Saiba tudo sobre o Interruption Marketing e por que ele pode ser o inimigo de suas estratégias de Inbound Marketing!




O que é Interruption Marketing?

O marketing de interrupção é uma abordagem de marketing em que as mensagens são apresentadas de forma intrusiva, interrompendo o fluxo normal de atividades ou conteúdo do usuário, na tentativa de chamar a atenção e promover produtos ou serviços.


Essas interrupções podem ocorrer em diferentes canais, como comerciais de televisão e rádio, anúncios em pop-ups em sites, e-mails não solicitados, telemarketing não solicitado, entre outros.


Vale destacar que o termo "marketing de interrupção" foi cunhado pelo autor Seth Godin em seu livro "Permission Marketing" (Marketing de Permissão), publicado em 1999.


Nesse livro, Godin contrastava o marketing de interrupção com o conceito de "marketing de permissão", que é uma abordagem de marketing em que as empresas obtêm a permissão dos consumidores antes de enviar mensagens de marketing, respeitando seu interesse e preferências.


Godin argumentava que o marketing de interrupção estava se tornando menos eficaz devido à crescente saturação de anúncios e ao declínio da atenção dos consumidores.



Quais estratégias são consideradas ações de Interruption Marketing?

Algumas empresas que podem usar o marketing de interrupção como parte de suas estratégias incluem:


1. Anúncios em publicidade tradicionais

Agências de publicidade que ainda utilizam anúncios em comerciais de televisão, rádio e mídia impressa podem recorrer ao marketing de interrupção como parte de suas estratégias para alcançar um amplo público-alvo. Esses anúncios aparecem na programação normal, interrompendo um programa de TV, por exemplo.


2. Anúncios pop-ups em e-commerces e sites

Algumas empresas de comércio eletrônico podem usar anúncios pop-up em seus sites ou e-mails não solicitados para promover seus produtos ou serviços. Por exemplo, enquanto um usuário visita a página de um produto, pode se deparar a qualquer momento com um pop-up promocional que abre descontinuando seu fluxo por um momento.


3. Ligações de Telemarketing

Algumas empresas ainda utilizam o telemarketing como forma de marketing de interrupção, fazendo ligações não solicitadas para promover seus produtos ou serviços. As mais citadas ainda são as operadoras de telefone, como Claro e Vivo.


É importante notar, no entanto, que muitas empresas estão migrando para abordagens mais centradas no cliente, como o inbound marketing, que foca em atrair o interesse dos clientes por meio de conteúdo relevante e valioso, em vez de interromper suas atividades.



Por que o interruption marketing pode ser o inimigo das suas ações de Inbound Marketing?

O Interruption Marketing é uma abordagem tradicional de marketing, em que as mensagens de marketing são apresentadas de forma intrusiva e interrompem o fluxo normal do conteúdo ou da atividade do usuário.


Exemplos disso são anúncios em comerciais de televisão, rádio, pop-ups em sites, telemarketing não solicitado, e-mails não solicitados, entre outros. Nesse caso, a empresa busca ativamente o cliente, mesmo que o cliente não tenha manifestado interesse prévio.


Já o Inbound Marketing (ou marketing de atração) é uma abordagem de marketing mais centrada no cliente, em que as empresas buscam atrair o interesse dos clientes em potencial, em vez de interromper suas atividades.




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