Descubra como o marketing da Barbie utiliza estratégias no digital para engajar seu público e criar conexões autênticas.
O mundo vem acompanhando o ‘Buzz’ gerado pelo lançamento do filme da Barbie, principalmente nas redes sociais.
O termo buzz refere-se à ampla repercussão e ao entusiasmo gerado em torno de uma marca, produto, campanha ou evento.
Essa repercussão é o resultado de uma estratégia bem sucedida que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas, levando-as a compartilhar, comentar e engajar-se ativamente com o conteúdo.
E só dá a Barbie, principalmente nas redes sociais! Sejam pessoas ou empresas, todos estão gerando conteúdo com foco na boneca mais famosa do mundo.
De acordo com o COO da Mattel, Richard Dixon, a Barbie está em toda parte porque, hoje, seu contexto vai além de ser apenas uma personagem identificada. A marca tornou-se uma plataforma maior para conversas culturais e inspiração.
“Realmente se torna mais interessante quando você vê a evolução da marca Barbie, de um personagem para uma plataforma e, finalmente, uma franquia. E assim, de brinquedos a produtos de estilo de vida e a experiências ao vivo, jogos digitais, agora filmes, você realmente começa a ver a manifestação e a monetização do poder dessa incrível franquia”, ressalta Dixon.
Se você quer saber mais sobre como o Marketing da Barbie foi essencial para a revitalização do poder dessa marca, vem comigo que eu te explico tudo!
Primeiro, tudo começa com o lançamento do filme da Barbie…
O filme da ‘Barbie’ de Greta Gerwig será lançado no dia 20 de julho no Brasil, mas o burburinho em torno do longa metragem já acontece há meses nas redes sociais.
Seja com conteúdos que dão destaque à tendência Barbie Core ou a disseminação de filtros no TikTok que trazem a possibilidade de se transformar na boneca mais famosa do mundo, a repercussão do filme alcançou pessoas de todos os gêneros, raças e etnias.
Não à toa, o trailer do filme traz uma mensagem que faz jus a esse sucesso: “Se você ama a Barbie, este filme é para você. Se você odeia a Barbie, este filme é para você.”
Por que o Marketing da Barbie faz tanto sucesso?
O filme ‘Barbie’ tem um orçamento de US$100 milhões, segundo o site The Hollywood Reporter.
Você deve estar pensando: “com esse orçamento qualquer um consegue esse sucesso!”.
Mas, eu quero te lembrar que muitos filmes e marcas já gastaram quantias maiores e não conseguiram todo esse buzz!
Isso porque o Marketing da Barbie alinha estratégia, criatividade, inovação e orçamento de forma perfeita.
Ou seja, não basta ter um grande orçamento. É necessário que você use-o de forma inovadora, criativa e estratégica, seja para uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.
Descubra 5 motivos que tornaram o Marketing da Barbie um grande sucesso:
1 - Uso do Marketing da Nostalgia
A boneca Barbie remete à infância de todos. Esses sentimentos nostálgicos funcionam como um gatilho mental que cria conexões emocionais com os consumidores. Com o uso do Marketing de Nostalgia, a Barbie conseguiu alcançar não apenas as crianças que ainda brincam com a boneca, mas também os pais e mães que compram os produtos. A nostalgia capitaliza a tendência das pessoas de lembrar com carinho de experiências e produtos do passado, buscando despertar uma sensação de familiaridade, conforto e saudade.
2- Antecipação de lançamentos de forma estratégica
A equipe de Marketing da Barbie foi muito estratégica ao apresentar, aos poucos, elementos do filme, como os protagonistas principais. Essa tendência gera curiosidade e desperta a atenção das pessoas para saber mais sobre um produto ou serviço. O ‘não lançar tudo de vez’ fez com que as pessoas falassem mais sobre o filme, gerando um buzz positivo para a marca.
3- Foco no Conteúdo Gerado pelo Usuário
O Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) é uma estratégia valiosa de Marketing de Conteúdo! A partir do envolvimento de usuários e clientes na criação e compartilhamento de conteúdo relacionado à marca, o CGU aumenta a autenticidade e credibilidade, uma vez que o conteúdo passa a ser gerado por pessoas reais! No caso do filme Barbie, tem destaque o Barbie Selfie Generator, uma ferramenta divertida que permite que as pessoas transformem selfies em imagens no estilo da Barbie. Com esse ‘filtro’, o filme aproveitou o conteúdo gerado pelo usuário e o compartilhamento orgânico nas redes sociais.
4- Expansão de alcance com parcerias estratégicas
Ao fazer parcerias com grandes marcas, a Barbie ampliou consideravelmente seu alcance. Forever 21, AirBnb e Microsoft foram umas das alianças de peso que maximizaram a exposição da marca. Em um contexto em que uma empresa atua em nível local, seria o caso de utilizar orçamento, estratégia e criatividade ao fazer parcerias com influenciadores locais a fim de ampliar a visibilidade.
5- Campanhas massivas nas redes sociais
Quem não gostaria de ser a Barbie e viver um mundo cor de rosa? É isso que o marketing da marca propõe, tornando-se uma verdadeira ‘trend’ nas redes por meio de campanhas massivas, seja no Instagram, TikTok ou Youtube. Nas últimas semanas pré-lançamento, por exemplo, a Barbie e o seu universo cor de rosa estavam em toda a parte: vídeos, posts, stories, etc. Esse burburinho gerou um marketing orgânico sem precedentes na Web (o sonho de todo gestor de marketing digital!).
É possível fazer Marketing como a equipe da Barbie (sem o orçamento de milhões)?
Sim, implementando as estratégias acima, de acordo com o seu orçamento e necessidades, é possível alcançar bons resultados, principalmente na internet.
O mais importante é entender que tudo perpassa pelo alinhamento com a essência da marca. No caso da Barbie, a revitalização de sua imagem se alinha à inovação sem perder a sua missão e seus valores no mercado.
Isso é muito importante, pois gera autenticidade e credibilidade junto a uma audiência que busca mais essência e menos superficialidade na Web, principalmente nos dias de hoje.
Gostou desse artigo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o Marketing da Barbie!
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