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Marketing Jurídico: o que pode e o que não pode fazer?

Atualizado: 4 de jun.


Imagem de um martelo de juiz ao lado de aplicativos relacionados ao marketing jurídico.

O marketing jurídico é, sem dúvidas, uma excelente estratégia para atrair uma clientela mais ampla para advogados, advogadas e escritórios de advocacia.


No entanto, primeiramente, é preciso entender que esse tipo de marketing não pode ser executado de qualquer forma, afinal é preciso atender às orientações normativas da OAB.


Se você é advogado ou advogada e tem dúvidas de como utilizar o marketing jurídico da melhor forma, seu lugar é aqui!


Neste guia, vamos conversar sobre marketing jurídico, detalhar o que é permitido pelas diretrizes da OAB e oferecer conselhos práticos para que você possa aplicá-lo de forma eficaz, expandindo sua base de clientes. Vamos lá?




O que é Marketing Jurídico?

O marketing jurídico é o conjunto de estratégias empregadas para promover serviços de advogados e advogadas a fim de construir uma presença de destaque online.


Imagine isso como uma vitrine virtual, onde você exibe suas competências legais e atrai potenciais clientes interessados em sua capacidade de resolver questões que são do interesse de sua audiência.


Mas essa 'divulgação' não pode ser feita de qualquer forma. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.



Marketing Jurídico e OAB: o que pode e o que não pode?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atua como a instância reguladora nesse campo, delineando as diretrizes para o marketing jurídico.


Surge, então, a pergunta: "O que pode e o que não pode no Marketing Jurídico?”.


No geral, a OAB permite a divulgação das áreas de atuação e o compartilhamento de informações educativas. Entretanto, é essencial manter a integridade!


Ou seja, evite a tentação de fazer promessas grandiosas ou recorrer a artifícios sensacionalistas. Cuidado também com o uso de linguagem persuasiva!


No marketing jurídico, você deve manter sua conduta ética, evitando prejudicar a imagem da advocacia.





Como fazer Marketing Jurídico?

Fazer marketing jurídico significa utilizar estratégias para promover seus serviços de maneira ética e eficaz, visando aumentar sua visibilidade e atrair potenciais clientes.


Isso envolve a criação de conteúdo relevante, como artigos informativos e posts em redes sociais, o estabelecimento de uma presença online por meio de um site profissional, a otimização para mecanismos de busca (SEO), dentre outros.


Abaixo, listei as principais estratégias de marketing jurídico digital para você começar a aplicá-las hoje!


1) Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para fazer um marketing jurídico de excelência é compreender o seu público-alvo!


Imagine que você está preparando um caso para o tribunal. Antes de apresentar seus argumentos, é importante saber quem são os jurados e o juiz, certo?


Da mesma forma, no marketing jurídico, o primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que você deseja atrair para se tornarem seus clientes.


Pense no perfil ideal do cliente para o seu escritório de advocacia. Quais são as características, necessidades e preocupações dessa pessoa?


É como criar um retrato completo do cliente perfeito. Uma vez que você tenha essa imagem clara em mente, pode adaptar suas estratégias de marketing para se conectar diretamente com esse público.


2) Tenha um site ou landing page

Na sequência, dedique especial atenção ao seu site ou landing page. Trata-se de sua vitrine virtual no Google.


Assegure-se de que seja de fácil navegação em dispositivos móveis e que tenha informações relevantes sobre seus serviços.


Lembre-se que o site deve ser estruturado de uma forma que facilite a experiência do usuário, ou seja, os visitantes devem encontrar facilmente as informações nele.


Além disso, um site organizado e profissional transmite credibilidade, confiança e profissionalismo, elementos cruciais para um advogado que deseja atrair novos clientes e se destacar na concorrência.


3) Invista em Marketing de Conteúdo

Sabe aqueles conselhos valiosos que você compartilha com seus clientes? Que tal transformá-los em artigos, posts em blogs ou até vídeos para as redes sociais?


Compartilhar informações pertinentes sobre procedimentos legais, mudanças nas leis ou respostas a perguntas comuns é uma maneira formidável de não somente exibir suas competências, mas também de construir confiança com seu público.


Não deixe de ler o meu artigo '30 ideias de posts para advogados', onde disponibilizo várias ideias de forma gratuita.


4) Domine as Redes Sociais

Você já está cansado de saber o quão importante é ter suas redes sociais como aliadas para atrair clientes, não é mesmo?


A dica aqui é criar perfis profissionais em plataformas-chave e disponibilizar conteúdo regularmente por lá.


Para isso, é preciso verificar os últimos dados e tendências das principais redes sociais (Youtube, TikTok e Instagram, por exemplo) para conhecer onde o seu cliente em potencial pode estar.


Por exemplo, se você é um advogado que atua na área tributária, provavelmente o TikTok pode não ser o local ideal para você direcionar os seus esforços de marketing. No entanto, talvez o Instagram e o Linkedin te trariam bons resultados!


Por isso, pense bem onde criar os seus perfis profissionais e mantenha a constância em seu conteúdo.


5) Aposte em SEO para Advogados

O SEO para advogados é uma estratégia que visa aumentar a visibilidade online de escritórios jurídicos.


Pense como um cliente em busca de serviços jurídicos. Quais termos eles digitariam? A inclusão estratégica dessas palavras-chave em seu conteúdo aumenta sua visibilidade



6) Amplie conexões e faça network online

Lembre-se, a prática da advocacia não é um campo solitário. Participe de eventos jurídicos, estabeleça conexões com seus colegas e explore parcerias estratégicas.


Colaborações benéficas com escritórios de contabilidade e outros profissionais também podem expandir sua visibilidade e atrair mais clientes.


Uma dica para advogados iniciantes é tentar expandir seu networking em redes profissionais como o Linkedin.


Por lá, o profissional pode, até mesmo, criar conteúdo jurídico em sua área de atuação. Essa é uma excelente estratégia para atrair parceiros em potencial.



Dicas para ter sucesso no Marketing Jurídico

Agora que você já sabe como implementar o seu marketing jurídico, confira as principais dicas para ter sucesso e atrair mais clientes no meio digital:


  • Tenha um site otimizado com SEO

  • Mantenha perfis nas redes sociais e compartilhe posts regularmente

  • Siga práticas transparentes e as diretrizes da OAB

  • Faça networking estratégico, ampliando as conexões on e offline

  • Mostre sua personalidade para construir conexões genuínas com seu público.



Lembre-se, o sucesso no marketing jurídico é construído por meio de esforço contínuo, comunicação clara e um compromisso genuíno em ajudar os clientes.


Sucesso para você!



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