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Marketing Médico: estratégias e onde contratar um bom profissional

Atualizado: 17 de abr.


Imagem de um médico confiante olhando para a frente, representando a importância do marketing médico e a busca por estratégias eficazes e um profissional experiente para implementá-las.


O Marketing Digital para Médicos ganhou um destaque ainda maior nos últimos anos!


Seja por buscas feitas no Google ou pelas redes sociais, é possível ter a Web como um termômetro para saber se um médico ou médica é especialista no serviço que oferece e se tem, inclusive, uma boa reputação no meio on-line.


De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil conta com cerca de 546 mil médicos ativos, segundo dados de dezembro/2022.


Esse número tende a crescer nas próximas décadas. Por isso, é tão importante investir no Marketing Médico a fim de aumentar a visibilidade, atrair mais pacientes e fidelizar os já existentes.


Saiba tudo sobre o Marketing Digital Médico e como contratar uma empresa que faça a diferença em sua presença on-line.



O que é Marketing Digital Médico?

O Marketing Médico Digital é uma estratégia de comunicação que aumenta a visibilidade e credibilidade de médicos, clínicas e hospitais, atraindo novos pacientes e fidelizando os já existentes.


Essa estratégia pode ser realizada a partir da criação de sites e/ou blogs, presença digital em redes sociais, anúncios on-line, uso de técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisas, produção de conteúdo com finalidade informativa/educativa para mostrar o médico como ‘autoridade’ na especialidade em que atua, etc.


No entanto, esse tipo de marketing deve ser realizado com ética e respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Como fazer Marketing para Médicos dentro das regras do Conselho

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece algumas proibições e diretrizes que os médicos devem seguir em relação ao marketing médico, a fim de garantir que a publicidade seja ética e responsável.


Algumas das principais proibições incluem:

  • proibição do uso de fotos e imagens de pacientes sem o seu consentimento prévio e por escrito;

  • proibição do uso de linguagem sensacionalista, exagerada e enganosa para promover os serviços;

  • proibição de divulgação de técnicas que não tenham reconhecimento científico;

  • uso indevido de títulos e especializações;

  • e proibição de ofertas de brindes e vantagens para incentivar os pacientes a usarem os serviços de um médico.

Essas são apenas algumas das principais proibições estabelecidas pelo CFM em relação ao marketing médico.


É importante que os médicos fiquem atentos a estas disposições para garantir que suas práticas de marketing sejam responsáveis e éticas.


Estratégias de Marketing Médico 2023

Assim como a maioria dos profissionais, os médicos e médicas podem divulgar seus serviços em diversos locais na Internet a fim de alcançar um público maior.


No entanto, é essencial que o marketing médico seja bem planejado para garantir que o profissional da saúde tenha uma presença digital onde ele, efetivamente, terá algum tipo de retorno, tanto na conversão de pacientes quanto na criação de uma reputação positiva no meio on-line.


Confira algumas estratégias de marketing digital para médicos:


1. Criação de Site/Landing Page

É essencial que o médico tenha um site ou uma landing page que divulgue e apresente os seus serviços. Esse site deve ser de fácil acessibilidade e navegação para garantir uma boa experiência aos usuários. Utilizar SEO também é de extrema importância para manter o site nas primeiras páginas dos buscadores.


2. Blog com conteúdo médico

Todo médico que deseja se posicionar como autoridade em uma especialidade deve ter um blog. Essa estratégia é um mecanismo eficaz de se comunicar com pacientes em potencial, demonstrando conhecimento em assuntos específicos a fim de aumentar a reputação, assim como a visibilidade em buscadores como o Google.


3. Invista no poder das Redes Sociais

A maioria das pessoas utiliza as redes sociais para buscar médicos e médicas que atuem em áreas específicas. Por isso, é tão importante ter as mídias sociais como uma das estratégias principais no marketing médico.


Garantir uma presença digital constante com conteúdo de qualidade em aplicativos como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Tiktok pode fazer a diferença e atrair mais pacientes para consultórios e clínicas.



4. É hora de anunciar online (Tráfego Pago)

Hoje, é possível ver muitos anúncios de médicos, clínicas e hospitais, tanto nos buscadores como nas redes sociais. Essa estratégia, geralmente, é utilizada para a promoção de serviços para um público maior. O Google Ads é uma das plataformas de publicidade mais populares e eficazes.


5. WhatsApp de forma estratégica

O whatsapp é, hoje, um dos principais meios de comunicação e pode ser utilizado estrategicamente no marketing médico. Para além de um simples atendimento, médicos e clínicas podem utilizar essa ferramenta para atualizar pacientes sobre determinado assunto ou promover serviços específicos, assim como divulgar novos horários ou locais de atendimento.



Empresa de Marketing Digital Médico: devo contratar?

O Marketing Médico tem passado por profundas transformações na Internet. Hoje, o segredo do sucesso desse tipo de marketing é a criação de uma conexão genuína entre médicos e pacientes em potencial.


Para tal, é imprescindível que o conteúdo criado em sites e redes sociais seja mais alinhado ao que o paciente irá encontrar no consultório durante uma consulta.


Isso significa que os posts devem ser o mais originais e autênticos possíveis a fim de que haja um alinhamento entre as presenças digital e física.


O que acontece é que, geralmente, muitas empresas de marketing médico digital produzem conteúdo sem conhecer de maneira mais profunda o médico/médica, suas especialidades e seu jeito de atuar no consultório.


Isso acontece porque essas agências atendem, em sua maioria, muitos médicos e clínicas e tendem a fazer um conteúdo parecido para todos os profissionais.


Por isso, ao contratar um profissional ou uma agência de marketing médico, atente-se à forma de como o conteúdo é produzido e se há uma preocupação em gerar posts e textos não apenas originais, mas, principalmente, autênticos.


Produzindo conteúdo dessa forma, é possível criar uma imagem mais positiva na internet, atraindo mais pessoas, criando laços genuínos e fazendo com que os pacientes em potencial sintam-se mais confortáveis e seguros para marcarem uma consulta.

 

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