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Marketing Médico: como criar uma estratégia de conteúdo para blogs

Atualizado: 17 de abr.


Médico topa em tela tecnológica enquanto olha no tablet o planejamento do conteúdo do seu blog , uma das ações planejadas em seu Marketing Médico.

Todo médico ou clínica que deseja se tornar autoridade na Web na área em que atua deve ter um blog ou site.


Além de passar conteúdo educativo e informações aos pacientes, um blog é um grande mecanismo para estabelecer autoridade e aumentar a credibilidade, principalmente quando falamos em Marketing Médico.


Afinal, você já teve alguma dúvida sobre uma doença e correu para o Google, não foi?


Sim, porque ainda é no maior buscador do mundo que procuramos sanar dúvidas sobre temas de nosso interesse. E, claro, saber que estamos navegando em um site/blog escrito por um especialista faz toda a diferença.


Quando um médico escreve regularmente sobre tópicos de saúde, ele ou ela pode se tornar uma autoridade em seu campo. Isso pode ajudar a estabelecer a credibilidade do médico e construir a confiança dos pacientes.


Por isso, ter uma estratégia de conteúdo bem planejada é essencial para que um blog, seja de médicos, hospitais ou clínicas médicas, tenha sucesso e atraia tráfego orgânico (não pago).


Banner com fundo azul e letras brancas com a escrita: "Contrate um especialista em Marketing Médico".

Confira algumas etapas fundamentais para que um médico possa criar uma estratégia de conteúdo eficaz para o seu blog:


1. Defina seus objetivos

Antes de começar a criar conteúdo, é importante definir seus objetivos. O que o médico espera alcançar com seu blog? É para atrair mais pacientes para sua clínica médica ou consultório? Estabelecer sua marca como uma autoridade no setor? Tornar-se autoridade no ramo dentre seus colegas de profissão?


Definir seus objetivos pode ajudá-lo a decidir que tipo de conteúdo criar e como divulgá-lo para seus pacientes.


2. Identifique o público-alvo

Identificar o público-alvo é fundamental para criar uma boa estratégia para o seu blog. Quando trabalhamos com Planejamento de Marketing Médico, criamos uma ‘persona’ que seria um avatar do paciente ideal (renda média, classe social, sexo, etc).


Na construção dessa persona, trazemos à tona questões, como: quem são os pacientes ideais? Que tipo de informações eles estão procurando? Quais são suas principais preocupações?


Identificar o público-alvo pode ajudá-lo a criar conteúdo relevante e personalizado que responda às necessidades e dúvidas do público que, efetivamente, o médico deseja atrair.


3. Realize pesquisas de palavras-chave

O uso de palavras-chave relevantes é fundamental para que seu conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google.


As pesquisas de palavras-chave são uma prática fundamental do SEO (Search Engine Optimization) e ajudam a entender como as pessoas buscam informações sobre um determinado assunto na internet.


Quando você realiza pesquisas de palavras-chave, você procura identificar quais são as principais palavras e frases usadas pelas pessoas para procurar informações relacionadas ao seu negócio ou área de atuação.


Existem diversas ferramentas disponíveis para realizar pesquisas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, Ahrefs, SEMrush, entre outras.


4. Crie um calendário editorial

Um calendário editorial pode ajudá-lo a manter-se organizado e a criar conteúdo consistente e relevante. Decida com que frequência você publicará novos posts e planeje os tópicos com antecedência.


Além de determinar a frequência de publicação, é aqui que você vai escolher os formatos de conteúdo que irão para o blog (postagens em texto, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros).


Após escolher os formatos, liste tópicos/temas relacionados ao seu nicho que você gostaria de abordar em cada um. O mais importante é que você defina prazos para a execução a fim garantir a frequência e agendamento das publicações. Assim, você terá um blog sempre atualizado.


Vale destacar que existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar e gerenciar um calendário editorial, como Trello, Asana, Google Sheets, entre outros. Encontre a ferramenta que funciona melhor para você e comece a planejar seu conteúdo com antecedência!


5. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo do seu blog deve ser informativo, relevante e de alta qualidade. Certifique-se de incluir informações precisas e atualizadas, use imagens e gráficos para ilustrar seus pontos e torne-o fácil de ler e compreender.


Lembre-se que um conteúdo de qualidade não é um conteúdo formal. É um conteúdo que fique compreensível para a sua audiência. Isso significa que em um Blog Médico uma das maiores preocupações deve ser a escrita de fácil entendimento.


Lembre-se de sempre olhar as palavras-chave relacionadas ao tema que irá abordar, pois elas ‘identificam’ como o seu paciente pesquisa sobre o tema na internet. O SEO Semântico pode te ajudar nisso!


6. Promova seu conteúdo

Não basta criar ótimos posts, você também precisa divulgá-los.Existem várias maneiras de promover o conteúdo de um blog.


Aqui estão algumas estratégias eficazes:

  • Compartilhe nas redes sociais

  • Utilize técnicas de SEO

  • Colabore nos blogs de outros médicos

  • Promova em fóruns e comunidades, como no Linkedin

  • Considere investir em publicidade

  • Envie um e-mail aos seus pacientes

  • Promova o conteúdo no Whatsapp Business de sua clínica

Lembre-se, não há uma única solução para promover seu blog. Tente diferentes estratégias e veja o que funciona melhor para o seu público.


7. Analise e ajuste sua estratégia

Depois de cumprir todas essas etapas, monitore o desempenho do seu blog e use as análises para ajustar sua estratégia conforme necessário.


Identifique os posts mais populares e aqueles que não tiveram um bom desempenho e use essas informações para criar conteúdo melhor e mais eficaz no futuro.


Seguindo essas etapas, você pode criar uma estratégia de conteúdo eficaz para o seu blog e atrair mais pacientes para sua clínica médica ou seu consultório.


Sucesso para você!



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