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5 dicas para atrair pacientes na Odontologia

Atualizado: 16 de jul.


Marketing para dentistas


O início de carreira na Odontologia pode ser desafiador, principalmente se o dentista não tem recursos financeiros para montar o seu próprio consultório. 


Por isso, a maioria dos dentistas começa a atuar na área em clínicas populares ou em consultórios compartilhados. 


Esse é o seu caso? 


Saiba que é nesse momento que o dentista já deve começar a pensar em investir no marketing odontológico. Mas, por onde começar?


Se você não tem dinheiro para investir em uma agência ou consultoria de marketing, eu tenho uma boa notícia: é possível produzir posts que atraiam pacientes e fazer seu marketing, inicialmente, sozinho.


Para isso, você precisa seguir meus conselhos abaixo. Hoje, vamos focar no seu marketing no Instagram, rede social que ainda domina entre todos os públicos. Vem comigo!




Como atrair clientes para consultório odontológico?

Muitos dentistas acreditam que para fazer marketing no Instagram é preciso contratar uma agência de marketing ou social media. Grande engano!


É possível que um dentista faça seu marketing sozinho. Basta saber o que postar, ter um plano de conteúdo e ter consistência em suas postagens. 


De acordo com dados e tendências recentes do Instagram, as postagens em vídeo têm a maior taxa de engajamento e recebem duas vezes mais engajamento do que outros tipos de posts.


Ou seja, um dentista que deseja atrair pacientes para o seu perfil deve produzir mais posts em vídeo, sejam Reels ou Stories!


Mas, não só isso. É preciso também diversificar o conteúdo, trazendo carrosséis e artes prontas para tornar o perfil mais profissional. 


Esses e outros detalhes vão acelerar seu crescimento no Instagram. 


Abaixo, vou te ensinar 5 dicas para atrair pacientes por meio do Instagram. Vamos lá?




1) Produza Reels de entretenimento e humor agora mesmo!

Tudo bem, eu sei que o que você mais quer é criar vídeos educativos para a sua audiência entender mais sobre seus serviços e saúde bucal... 


Mas, seus vídeos informativos não precisam ser chatos! Além disso, você pode dar um toque de humor ao seu feed com temas relacionados à sua área. 


Por exemplo, a dentista Bruna Muritiba, iniciou o seu marketing no Instagram e vem produzindo Reels que se destacam na plataforma.


Em um dos seus vídeos, ela traz o que acontece no dia em que o paciente vai ao dentista de forma bem humorada (veja aqui). Não à toa, a dentista sempre consegue alcançar mais views do que o seu número de seguidores. 





2) Produza Reels com frases-gancho e adesivos (sem precisar falar!)

Já imaginou viralizar no Instagram com um Reels no qual você traz seu conteúdo sem falar uma palavra?


Isso é possível com o uso de uma boa frase inicial e adesivos durante todo o vídeo.


A ortodontista Ingrid Meneses alcançou mais de 20 mil pessoas com o reels “Coisas que o dentista descobre vendo os seus dentes” (assista aqui).


Utilizando uma frase-gancho forte e uma música em alta no Instagram, a dentista utilizou do gatilho de curiosidade para chamar a atenção da audiência e viralizar na plataforma. 


O sucesso veio em forma de likes, comentários, compartilhamentos e uma agenda lotada de pacientes!




3) Atenção às legendas: o paciente que te busca pode te achar por elas

Você é do tipo que nem liga para o que escreveu nas legendas?


Saiba que o que você coloca nelas pode ser imprescindível para que um paciente ache seu perfil nas redes sociais por meio de SEO.


Por exemplo, digamos que você preste o serviço de ‘Clareamento Dental em Salvador’. Sabe o que acontece se você inserir essas palavras na legenda de algum post? 


Se uma pessoa pesquisar por clareamento em sua localidade nas buscas do Instagram, provavelmente o aplicativo apontará para o seu perfil profissional.


Além disso, utilizar as #(hashtags) corretas é essencial, principalmente a nível de localização. Não deixe de colocar uma #: “dentista+localização” ou “ortodontia+localização”. 




4) Aposte no conteúdo de bastidores (vida real)

As pessoas amam conteúdo de bastidores e vida real, seja em fotos, vídeos ou stories!


Isso significa que elas querem ver o/a dentista em atuação no dia a dia e não só isso: elas querem saber como o profissional é para além das paredes do consultório. 


Ou seja, produza Reels sobre como você recebe os pacientes, filme-os (com autorização) e mostre - esporadicamente - o que você faz no dia a dia, como hobbies, família e etc. 


O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional nas redes sociais humaniza o feed e faz com que mais pessoas se aproximem e se conectem a você. Aposte nisso!



5) Tenha artes prontas para manter seu feed atualizado

Uma dica que eu sempre estou falando aos meus clientes de Consultoria de Marketing é ter artes prontas para postar.


Essa é uma carta na manga para os dias que você não tem tempo de produzir conteúdo e precisa manter seu perfil do Instagram atualizado.


Para não ter o alto custo de contratar alguém para fazer essas artes, eu indico a compra de posts prontos.



Ele é um excelente custo-benefício. Custa apenas R$297 e vem com 100 posts prontos!


Gostou das dicas acima?


Espero que elas te ajudem na atração de mais pacientes para o seu consultório. 


Sucesso para você!






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