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Foto do escritorVerônica Oliveira

Marketing para lojas: 20 posts para aumentar as vendas até o Natal!

Atualizado: 7 de nov.

Descubra como criar conteúdo envolvente no Instagram em 20 dias, destacando-se com posts exclusivos!


Marketing para lojas: 20 posts para aumentar as vendas até o Natal!

O Natal vem aí e sua loja anda com o estoque parado? Não desanime! 


Agora é o momento de investir em marketing e aumentar suas vendas, direcionando seus esforços para estratégias digitais, principalmente no Instagram.


Essa temporada é ideal para vender e eu te garanto que, se você criar posts diferenciados nos próximos 30 dias, o Instagram de sua loja irá crescer (e você vai começar a ver esse estoque sumir).


Mas, primeiro, vamos conversar: você precisa criar posts com consistência (todos os dias) e nos formatos certos!


Abaixo, eu te dou 20 dias de conteúdo, trazendo ideias, formatos e, ainda, legendas! 


Não esqueça de alinhar as estratégias e os textos aos valores e à identidade de sua marca. Vamos lá?





20 posts para aumentar as vendas até o Natal!


Dia 1 - Apresentação da Marca - Compartilhe a história por trás da sua marca e sua missão.

Formato: Reels. Crie um vídeo com a/o CEO, contando a história da loja. É importante trazer à tona, inclusive, os desafios da trajetória e o que a motivou a não desistir. 

Legenda: "Você conhece a história da nossa loja? A nossa CEO vai te contar um pouco da história por trás da nossa marca para que você comece seu dia com muita motivação e com a certeza de que tudo foi desenvolvido pensando em nossos clientes. Aperte o play e depois conta para nós o que achou!”


Dia 2 - Destaque um Produto - Apresente um produto popular com uma foto e uma descrição atraente.

Formato: Imagem de alta qualidade do produto com uma descrição atraente.

Legenda: "Tudo pronto para mostrar o nosso produto queridinho da semana!  Olha a peça que está faltando em seu guarda-roupa: [Nome do Produto]. Adquira agora!”


Dia 3 - Dica de Estilo - Mostre como combinar seus produtos para criar um visual elegante.

Formato: Reels (Vídeo mostrando uma vendedora ou a CEO combinando as peças da loja para dar ideias de Look para as clientes. Não esqueça de usar uma música em alta no Instagram). 

Legenda: "Você é dessas que gosta de comprar o Look pronto para não ter que pensar muito? Nós também! Por isso, navegamos no Pinterest e trouxemos para você ideias de Look com peças de nossa loja. Compre as peças agora pelo nosso site ou pelo whatsapp.”


Dia 4 - Dica de Uso - Ofereça dicas sobre como usar um dos seus produtos.

Formato: Carrossel (Crie uma arte no Canva em Carrossel, mostrando as inúmeras possibilidades de usar uma peça que você vende). 

Legenda: “Você acredita que dá para usar essa [nome do produto] de várias maneiras? É só escolher o estilo que mais te agrada e pronto. De um passeio no parque a um jantar mais formal, essa é a peça-chave ideal para você ter no seu guarda-roupa. Invista sem medo!”


Dia 5 - Vídeo de Demonstração - Faça uma demonstração de um novo produto.

Formato: Reels (Vídeo de alta qualidade mostrando um novo produto em ação).

Legenda: "Foi aí que pediram lançamento? Dê uma olhada na nossa nova peça-desejo! Poucas unidades disponíveis!"

*A expressão ‘poucas unidades disponíveis’ traz à tona os gatilhos de escassez e urgência. Assim, o seu cliente sentirá que tem que comprar rapidamente para não perder a oportunidade. 



Dia 6  - Vídeos de Modelo Passarela - Mostre uma modelo desfilando com suas roupas.

Formato: Reels (Use uma música em alta)

Legenda: “Tem tanto look lindo por aqui que não deu para escolher um só! Qual deles você usaria? (Conte nos comentários)”


Dia 7 - Promoção Cruzada - Marque produtos relacionados em suas postagens para incentivar vendas adicionais.

Formato: Vídeo/Foto dos produtos juntos

Legenda: “Já pensou ter esses dois produtos juntos em uma oferta irresistível? É para ter no guarda-roupa hoje mesmo. Compre as duas peças por R$ (valor das duas juntas). Oferta por tempo limitado!” 


Dia 8 - Crie uma coleção cápsula 

Formato: Reels (Vídeo com produtos de sua coleção cápsula)

Legenda: “Sabe aquela coleção exclusiva que deixa qualquer uma apaixonada? São as peças da nossa coleção [nome da coleção]. Peças limitadas para você arrasar nesse Verão! Vem garantir seu look do dia!”


Dia 9 - Contrate uma influenciadora local 

Formato: Vídeos/Fotos (a depender de como você vai contratar a influenciadora. Lembre-se de ter um estoque maior das peças que serão mostradas pela influencer). 

Legenda: “Olha quem apareceu por aqui para conferir as últimas novidades de nossa loja! Amamos essa parceria e vocês? Veja os looks escolhidos por [nome da influenciadora] nos stories e corra para garantir o seu!”


Dia 10 - Ofereça um desconto especial para novos clientes que compram em sua loja, seja pelo site ou pelo Whatsapp.

Formato: Arte (Post produzido no Canva)

Legenda: “O que a gente gosta mais do que Look novo? Look novo com aquele desconto de primeira compra! Aproveite hoje o nosso desconto e garanta as peças que vão proporcionar elegância e estilo ao seu Look. Compre agora e aproveite!”



Dia 11 - Desafio de Usuário - Crie um desafio para seus seguidores participarem.

Formato: Reels (Faça um vídeo de transformação de roupas, onde você mostra como transformar uma peça básica em algo estiloso. Desafie seus seguidores a fazerem o mesmo e marcarem sua loja)

Legenda: “Quer ganhar um Look da nossa loja? Conheça o nosso desafio ‘Transforme uma peça’. Para participar, basta criar um vídeo, transformando uma peça básica e marcar a nossa loja. A ganhadora terá acesso a [escreva sobre o prêmio]. Desafie-se e ganhe!”


Dia 12 - Responda a uma pergunta comum dos clientes.

Formato: Vídeo (Abra uma caixa de perguntas nos stories para os clientes sobre um assunto relacionado à sua loja. Responda as perguntas por lá, salve os vídeos e crie Reels com as perguntas mais frequentes da audiência).

Legenda: “Acompanhou os nossos stories? Por lá, nossos clientes estão tirando várias dúvidas de moda e estilo, inclusive essa aí que a gente amou e resolveu compartilhar com você. Aproveita e conta pra gente qual a sua dúvida também!”


Dia 13 - Venda Flash - Realize uma promoção relâmpago por tempo limitado.

Formato: Vídeo curto mostrando os produtos em promoção.

Legenda: "Corra, nossa Venda Flash está acontecendo agora! É hora de renovar o guarda-roupa com produtos no precinho. Descontos incríveis por tempo limitado."


Dia 14 - Vídeos de Desempacotamento - Mostre a experiência de desempacotar um pedido da sua loja.

Formato: Reels (Use uma música em alta)

Legenda: “Quando a comprinha chega, bate forte no nosso coração. E, por aqui, a gente empacota tudo com muito amor para te garantir a melhor experiência de compra. E aí? Já recebeu uma encomenda ou comprou em nossa loja? Não esqueça de marcar nossa loja nos stories. A gente ama!”


Dia 15 - Turbine Stories no Instagram para alcançar um público mais amplo.

Formato: Criativos de anúncios (Anunciar no Instagram Ads é uma boa opção caso você queira ampliar seu público. Inicie com um investimento baixo, anunciando por, no mínimo, 7 dias). 

Legenda: “Quer ter os looks mais lindos nesse Verão? Conheça a nossa loja e tenha acesso a descontos imperdíveis e frete grátis na primeira compra”. 



Dia 16 - Produza um vídeo collab com lojas complementares

Formato: Vídeo (Produza um Reels em parceria com lojas que complementam suas peças, fazendo um post colaborativo que apareça nos dois feeds. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, faça parceria com uma loja de calçados ou de acessórios). 

Legenda: “Você já se perguntou: será que essa sandália vai ficar bem com esse Look? Fica tranquila que a gente mostra para você o look completo! Em parceria com a loja [ nome da loja], combinamos os looks mais lindos desse Verão. Vem ver!”


Dia 17 - Trabalhos Manuais de DIY (Faça Você Mesmo) - Mostre como transformar e personalizar suas roupas.

Formato: Vídeo (Produza um Reels mostrando como transformar uma peça de sua loja, dando um toque a mais. Por exemplo, colocar strass em um jeans). 

Legenda: “A gente ama criar por aqui, por isso transformamos esse jeans da nossa coleção, trazendo o passo a passo para vocês. Conta pra gente o que você achou e já corre para garantir o seu. Estoque limitado!”


Dia 18 - Carrossel de fotos de clientes 

Formato: Carrossel (Mostre fotos de clientes usando os looks de sua loja)

Legenda: “Já viram clientes mais lindas do que essas? Elas brilhando usando [nome da loja] e a gente ama vê-las arrasando por aí. Vem ser uma cliente [nome da loja] também!”


Dia 19 - Faça uma Collab com uma personal stylist 

Formato: Vídeo (Convide uma personal stylist de sua região para dar dicas as suas seguidoras de como combinar looks)

Legenda: “A [nome da personal stylist] está por aqui dando as melhores dicas para mulheres que queiram se vestir de forma mais elegante sem sair do seu estilo. Confira esse Reels incrível com as melhores dicas para manter peças-chave no seu guarda-roupa de Verão”.


Dia 20 - Compartilhe a avaliação de alguma cliente ou uma resposta positiva dada por ela no Whatsapp. 

Formato: Captura de tela de uma avaliação positiva.

Legenda: "O nosso coração bate forte quando a gente recebe um feedback desse! Vem ser a nossa cliente também”


Gostou das dicas? Espero que você venda muito nesse Natal. Sucesso em sua loja!





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