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Como fazer um Plano de Marketing Digital | Passo a Passo

Atualizado: 23 de out. de 2023

Descubra o guia completo para criar seu plano de marketing digital eficaz. Siga o passo a passo e impulsione seus negócios online!

Estrutura para fazer um plano de marketing digital pronto.

Você sabe como fazer um plano de marketing digital?


Por esses dias, eu estava conversando com uma amiga que tem uma empresa de acessórios femininos e ela perguntou se ‘fazer um plano de marketing digital’ significava estar em todas as plataformas e sair postando todos os dias.


Confesso que, naquele momento, a visão dela sobre o marketing feito na internet não me surpreendeu, afinal muitas pessoas pensam o digital de uma forma mais superficial.


Philip Kotler, renomado autor e professor de marketing, disse que ‘marketing é o processo pelo qual empresas criam valor para os clientes e constroem sólidos relacionamentos com eles’.


E a internet é o local ideal para fazer isso, mas - como todo bom marketing - é preciso estratégia!


Por isso, hoje, vou te ensinar como estruturar um plano de marketing digital para a sua empresa de uma forma mais estratégica. Vem comigo!


Nesse texto, você vai ler:

- Por que ter um plano de marketing digital?

- Como fazer um plano de marketing digital?

- Motivos para não copiar um plano de marketing pronto



Por que ter um plano de marketing digital?

Quando uma empresa decide se aventurar no marketing digital sem a estrutura de um plano, é como se ela estivesse navegando em águas desconhecidas sem um mapa.


Sem um plano definido, a empresa não tem um objetivo claro ou uma direção a seguir. Isso pode acarretar uma incoerência e inconsistência na criação de conteúdo, prejudicando a reputação da marca.


Além disso, sem um plano fica mais difícil determinar quais métricas monitorar para medir o sucesso das campanhas e onde a empresa deve investir dinheiro para alcançar seus objetivos de marketing.


Por isso, ter um plano ajuda a direcionar os esforços de marketing de forma mais eficaz, economizar tempo e recursos e aumentar as chances de sucesso no mundo digital.


Como fazer um plano de marketing digital?

Agora que você já entendeu a importância de ter um plano de marketing digital, vamos aprender a estruturar um para a sua empresa.


Listei abaixo o que seriam os possíveis tópicos do seu plano de marketing. Eles funcionam como um passo a passo para que você possa criar o seu de forma personalizada.


Vamos lá?


1) Análise da Situação (Diagnóstico)

Essa é a etapa inicial do seu plano. Nela, você deve:

1.1) Avaliar a situação atual do mercado

Descubra quem são seus concorrentes, que tipo de produtos ou serviços eles vendem e como eles se posicionam.

1.2) Analisar o público-alvo

Identifique quem são seus potenciais clientes. Qual é a faixa etária deles? Onde eles moram? Quais são seus interesses e preferências?

1.3) Avaliar os recursos disponíveis para estruturar o seu plano

Analise seus próprios recursos. Você tem uma equipe de marketing digital ou precisa terceirizar? Qual é o seu orçamento para publicidade online?


2) Definição de Objetivos

Aqui, você vai definir quais são os seus objetivos de marketing.

2.1) Identifique o Objetivo Principal

Comece definindo qual é o objetivo principal do seu plano de marketing digital. Isso poderia ser: aumentar as vendas, gerar leads, fortalecer a presença online ou algo diferente.

2.2) Estabeleça metas claras e mensuráveis

Torne seu objetivo o mais específico possível e defina um prazo para alcançá-lo. Por exemplo, em vez de apenas "aumentar as vendas", você pode definir "aumentar as vendas online em 20% nos próximos seis meses".


3) Segmentação e Posicionamento

Nessa fase, você vai identificar os segmentos de mercado relevantes para direcionar os seus esforços de marketing.

3.1) Identifique claramente o mercado alvo

3.2) Crie perfis detalhados para cada segmento, compreendendo seus interesses específicos

3.3) Analise a concorrência para identificar oportunidades de diferenciação


4) Estratégia de Conteúdo

Chegou na fase que amamos! Aqui, você cria uma estratégia de conteúdo que atenda às necessidades do seu público alvo. Ela abarca:

4.1) Criação de Plano de Conteúdo

4.2) Escolha das Plataformas de Distribuição adequadas



5) Marketing de Conteúdo:

Com o plano de conteúdo em mãos, é hora de desenvolvê-lo, criando publicações relevantes para atrair clientes para as suas redes sociais.

No Marketing de Conteúdo, você vai criar:

  • Publicações para blogs

  • Cards para mídias sociais

  • Vídeos

  • Podcasts

  • Ebooks

  • Infográficos, entre outros.


6)Marketing de Busca (SEO e SEM)

Tem um site? Seu plano de marketing digital deve focar em estratégias de SEO e SEM (publicidade paga, como anúncios do Google).


Além disso, não esqueça de usar estratégias de marketing de geolocalização também!



7) Mídias Sociais

E vamos para a execução! Nessa fase é onde tudo acontece:

7.1) Crie uma presença consistente e envolvente nas mídias sociais.

7.2) Use estratégias de conteúdo e publicidade em plataformas relevantes.


8) Email Marketing

Essa fase aqui só vai estar no seu plano se você quiser enviar emails para seus clientes. Nesse caso, você precisa ter uma lista de leads para direcionar esses esforços de marketing.


Utilize o email para comunicação direta com clientes, fornecendo informações, ofertas e atualizações relevantes sobre o seu negócio.


9) Mensuração e Análise

Kotler dizia que ‘se a gente não pode medir, não pode gerenciar’, por isso essa etapa é fundamental. Nela, você vai:

9.1) Monitorar o desempenho das campanhas de marketing digital.

9.2) Analisar métricas-chave, como taxas de conversão, ROI e engajamento.

9.3) Ajustar estratégias com base nos insights obtidos.


10) Acompanhamento e Evolução

O plano não é algo definitivo, por isso acompanhe as mudanças no ambiente digital e vá adequando-o às suas estratégias, conforme necessário.


Não esqueça de inserir as mudanças no plano, destacando os motivos das possíveis adaptações.


8 motivos para não copiar um plano de marketing pronto

Talvez você chegou aqui em busca de um plano de marketing pronto. Aquele documento em PDF para você copiar… Acertei?


Lembre-se que cada empresa é única. Por isso, é preciso que você se atente às particularidades de seu negócio, inclusive ao criar seu plano de marketing.


Abaixo, eu cito 8 motivos para você não copiar um plano de marketing pronto. Confira!

  1. Um plano de marketing pronto não é eficaz devido à falta de personalização;

  2. Mudanças constantes no mercado tornam um plano antigo ultrapassado;

  3. Diferenças no público-alvo exigem adaptação em suas necessidades e preferências;

  4. Copiar a estratégia de concorrentes dificulta a criação de vantagem competitiva;

  5. A falta de envolvimento da equipe em um plano copiado pode prejudicar a execução;

  6. A criação de um plano personalizado é uma oportunidade valiosa de aprendizado;

  7. Um plano copiado pode ser rígido e incapaz de se adaptar a mudanças de mercado;

  8. Não há garantia de sucesso ao copiar um plano, já que os resultados podem estar relacionados a circunstâncias específicas.






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