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[2024] Reels no Instagram: 10 dicas para dominar esse conteúdo

Atualizado: 16 de jun.


Imagem mostra celular com vários logotipos de reels saindo dele, mostrando a importância de descobrir as melhores dicas para criar Reels de sucesso no Instagram.


Se a sua empresa está no Instagram ou você é um criador de conteúdo, já deve ter percebido o quão importante é produzir Reels no seu perfil.


Mas, atenção: não basta produzir vários vídeos por dia e achar que o seu engajamento vai triplicar.


Isso é uma ilusão.


A audiência do Instagram tem tipos de Reels que considera ‘os queridinhos’.


Esses vídeos têm características bem específicas que engajam o público e podem atrair, até mesmo, leads qualificados para o seu perfil.


Se o seu objetivo é tornar o seu perfil um sucesso na plataforma, chegou a hora de conhecer 10 dicas para produzir um reels de sucesso. Confira!




Dica 1 - Planeje seu conteúdo

Antes de começar a gravar, pense em um conteúdo relevante que vai atrair a audiência para o seu perfil.


Ele pode ter o objetivo de levar informação ou apenas entreter o público.


Após a escolha do tema, crie um roteiro básico do que você vai falar ou um esboço das cenas que você deseja capturar.



Dica 2 - O segredo dos 3 segundos

Você sabia que os 3 primeiros segundos de um Reels do Instagram é a parte mais importante do seu vídeo?


Afinal, é nessa etapa que você deve capturar a atenção do seu público.


Por isso, comece o Reels com uma cena interessante ou, caso vá falar sobre um tema, inicie o vídeo inserindo uma pergunta ou frase que chame a atenção das pessoas e depois aborde o conteúdo em si de forma sucinta (no máximo, em 60 segundos).



Dica 3 - Não esqueça da frase-gancho!

Tenha uma boa frase-gancho para inserir em seu vídeo de forma escrita ou falada!


O gancho vai chamar a atenção do público que está ‘passando’ o feed do reels, mas não está atento ao áudio.


Por exemplo, digamos que uma pessoa está vendo tv e, ao mesmo tempo, assistindo o feed do Reels do Instagram.


A frase escrita dentro do vídeo e falada no início pode chamar a atenção para que a pessoa permaneça nele.


Aqui estão algumas dicas de frases-gancho para usar no Instagram:


  • Perguntas intrigantes: "Você já se perguntou...?", "Qual é a sua opinião sobre...?", "Você sabia que...?"

  • Mistério ou curiosidade: "Descubra o segredo para...", "Você não vai acreditar no que aconteceu!", "A resposta está aqui...".

  • Dicas úteis ou conselhos: "Aqui estão 5 passos para...", "Você sabia que pode economizar tempo com...?", "Experimente essa técnica para melhorar...".




Dica 4 - Utilize uma boa iluminação

A iluminação adequada é fundamental para garantir que seu vídeo tenha uma boa qualidade visual.


Por isso, procure filmar em ambientes bem iluminados ou experimente usar luzes adicionais para realçar os detalhes e evitar sombras indesejadas.



Dica 5 - Esqueça reels com superproduções

Ao produzir seu Reels, lembre-se que, no momento, o simples é o que mais funciona nas redes sociais!


Por isso, foque em dar o seu melhor, criando vídeos com o seu próprio celular.


Apenas, atente-se na hora de filmar.: vídeos tremidos podem distrair e diminuir a qualidade do seu Reels.


Use um tripé, estabilizador ou segure firmemente o dispositivo para garantir uma gravação suave e estável.



Dica 6 - Foco no conteúdo vida real

Quando falamos em criação de conteúdo para empresas existe um direcionamento para posts mais formais, não é mesmo?


No entanto, segundo dados da Embed Social, 52% dos usuários do Instagram preferem conteúdos de vida real. Isto inclui vídeos, lives, stories com conteúdo de bastidores e similares.


Por isso, insira posts que mostram o dia a dia de sua empresa no seu plano de marketing de conteúdo.


Esse tipo de post gera proximidade e maior conexão com a audiência.



Dica 7 - A legenda é importante sim!

Algumas pessoas acham que a legenda no Reels não tem importância porque apenas as primeiras quatro palavras aparecem para a audiência. Mas não é bem assim.


Embora a primeira frase do Reels seja importante, o resto do texto também deve ser considerado.


Assim como um texto criado para uma legenda de uma foto/carrossel do feed, o texto do reels deve trazer palavras-chave e hashtags importantes que estejam relacionadas ao tema.


Dessa forma, seu conteúdo estará otimizado para SEO e poderá estar nos topos das buscas do aplicativo no longo prazo.



Dica 8 - Equilibre música em alta + áudio original

Com certeza, você já escutou alguém dizer que utilizar as músicas em alta no Instagram pode ampliar o alcance de seu vídeo e melhorar o engajamento.


No entanto, o que fazer ao gravar um vídeo onde você fala (com áudio original)?


O segredo, nesse caso, é inserir uma música em alta como ‘plano de fundo’ em volume baixo.


(*Atenção: certifique-se de que o áudio esteja claro e bem equilibrado com outros elementos sonoros.)



Dica 9 - Engaje com a audiência

Responda aos comentários e mensagens recebidos no seu Reels.


Isso demonstra interesse e valorização dos seguidores, incentivando o engajamento contínuo e a construção de relacionamentos com sua audiência.



Dica 10 - Não tenha medo de experimentar

O Reels é um espaço para a criatividade e experimentação. Não tenha receio de testar novas ideias, estilos de edição, formatos de conteúdo, etc.


Aproveite a oportunidade para se destacar e desenvolver sua própria identidade na plataforma.


Gostou dessas dicas? Lembre-se de que o sucesso de um Reels também depende do conteúdo em si e de como ele ressoa com o seu público-alvo.


Experimente diferentes abordagens, analise os resultados e adapte-se ao feedback dos seguidores para melhorar continuamente sua estratégia de criação de Reels.


O seu termômetro sempre será o seu público. Foque no que sua audiência gosta mais de assistir e torne sua empresa um sucesso nesta plataforma!


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Verônica Oliveira, estrategista de Marketing Digital e Redatora SEO



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